Prontidão militar através da resiliência da cadeia de abastecimento

Notícias

As perturbações afectaram fortemente as cadeias de abastecimento da defesa, diz um recente artigo da Accenture. “Com a volatilidade prevista para continuar, um futuro de incerteza geopolítica global exige mais prontidão militar. E mais prontidão militar requer cadeias de abastecimento resilientes e prontas para o campo de batalha em toda a estrutura de defesa”.

Os gémeos digitais (digital twins) “são uma ferramenta essencial neste ambiente”. Podem ajudar a gerir o risco da cadeia de abastecimento, acelerar a reinvenção e criar resiliência, combinando o engenho humano com tecnologias que alimentam a visibilidade de ponta a ponta e a modelação de cenários com base em IA. “Tirar o máximo partido dos gémeos digitais envolve toda a organização numa estratégia deliberada e contínua que visa estabelecer uma nova fronteira de desempenho – a Reinvenção Total da Empresa”.

A investigação da Accenture indica que a comunidade da defesa reconhece as aplicações dos gémeos digitais. “Com as estratégias e os recursos correctos, acreditamos que podem dar passos significativos a curto prazo. Em alguns casos, em questão de meses. No entanto, para além do reconhecimento, há relutância em relação aos gémeos digitais, alimentada por percepções erradas comuns e barreiras muito reais”.

“Embora os gémeos digitais façam parte do panorama tecnológico há anos, o seu impacto é hoje exponencialmente maior porque são potenciados por tecnologias avançadas”, refere.

Quatro barreiras ao sucesso
A pesquisa identificou quatro barreiras específicas para a implementação de gémeos digitais em cadeias de abastecimento de defesa. “As organizações que ultrapassarem estas barreiras podem melhorar a resiliência e a vantagem de decisão – avançando para uma nova fronteira de desempenho”.

O défice de conhecimento – O impacto das competências e das lacunas de consciencialização de toda a organização na adopção dos gémeos digitais.
O dilema dos dados – A percepção de que os gémeos digitais criam uma enorme complexidade na gestão de dados.
O paradoxo da segurança – A dinâmica em que as preocupações com a segurança dos dados dos gémeos digitais impedem uma maior segurança.
A lacuna dos fornecedores – A realidade de que os pequenos fornecedores necessitam de apoio para participarem plenamente nas plataformas de gémeos digitais.