A Greenplan, uma start-up financiada pela DHL, vai lançar um algoritmo para optimização de rotas na logística. O algoritmo tira partido do potencial do smart routing, utilizando todas as informações e dados disponíveis para optimizar as rotas de transporte numa área global.
Desta forma, o Greenplan estabelece um novo benchmark, ao “reforçar a eficiência e a sustentabilidade da indústria sem comprometer a qualidade do planeamento”, aponta a empresa. O algoritmo foi desenvolvido por cientistas da Universidade de Bona, em cooperação com os especialistas em logística da DHL.
“Na Greenplan queremos ajudar a tornar a indústria mais eficiente e sustentável. Com o nosso poderoso e inteligente algoritmo, estamos a enfrentar a complexa tarefa de planeamento eficiente de rotas, ao oferecer uma solução precisa e confiável que pode ser integrada nos sistemas existentes,” explica Clemens Beckmann, CEO da Greenplan.
“Ao contrário de quase todas as ferramentas no mercado, o Greenplan calcula – pela primeira vez – as rotas de acordo com o histórico de informação disponível de trânsito na rua. Isto permite, por sua vez, que os clientes economizem até 20% dos custos em comparação com as soluções padrão de optimização de rotas, e que diminuam a sua pegada ecológica em conformidade, ao reduzir simplesmente os quilómetros percorridos.”
O mercado em crescimento do e-commerce incentiva a procura de serviços de transporte para o mesmo dia, enquanto o mercado da logística contratualizada aponta cada vez mais para o processamento just-in-time. O algoritmo Greenplan “está preparado para essas situações e é capaz de assimilar não só os endereços dos destinatários, mas também a janela temporal individual no que diz respeito aos envios”. Ao considerar a duração das viagens dependente da altura do dia, o Greenplan calcula o horário optimizado para o início dos percursos. A ferramenta também apoia o planeamento de contingência no caso de disponibilidade incompleta de dados, e considera variáveis relevantes para o sistema.