Segurança das empresas não acompanha crescimento do BYOD

Cibersegurança e InfoSec Notícias

O crescimento da utilização de dispositivos não geridos que sincronizam dados corporativos nos últimos meses tem servido como catalisador para a adopção do BYOD (trazer o seu próprio dispositivo). A forma como o negócio é conduzido está a mudar em maior escala, e a integração de aplicações SaaS (software como serviço) através da cloud está a transcender a produtividade individual e organizacional, indica estudo da Bitglass, “2020 Personal Device”

Embora a maioria das organizações que permitem BYOD experimentem melhorias na eficiência, dinamismo, e produtividade global, “mais de 26% das organizações não têm visibilidade mesmo em aplicações móveis básicas, tais como correio electrónico em dispositivos pessoais”. Os funcionários são agora capazes de descarregar, carregar e partilhar dados de dispositivos pessoais, locais remotos e redes públicas não seguras. Isto significa que os dados são capazes de ir muito além das firewalls de segurança da organização. Por conseguinte, segundo o estudo, é crucial para as organizações manterem total visibilidade e controlo sobre os dados que estão a ser acedidos dentro e fora do local de trabalho. No entanto, mais de 72% das organizações ou carecem inteiramente de protecção contra malware BYOD ou dependem de instalações de endpoint.

Mais de 42% das organizações participantes no estudo declararam que não podiam verificar se os dispositivos internos BYO estavam ou não expostos a infecções por malware. A fim de deter as infecções por malware, as organizações devem recorrer a ferramentas de protecção avançada contra ameaças (ATP) que aproveitem a aprendizagem automática para identificar e bloquear ameaças de zero day. 69% dos profissionais disseram precisar de acesso físico ao dispositivo.

Apesar de estarem cada vez mais adotando o conceito BYOD (bring your own device), que permite que funcionários usem seus próprios dispositivos no local de trabalho, as empresas não estão tomando as medidas correspondentes para proteger os dados corporativos.

De acordo com o relatório, embora 69% dos profissionais de TI tenham dito que os funcionários podem usar dispositivos pessoais para desempenhar as suas funções, as empresas não possuem segurança suficiente para se protegerem contra o crescente uso de dispositivos inseguros para acessar aos seus sistemas.

As maiores preocupações com a segurança de BYOD descritas pelos entrevistados foram perda de dados (69%), download de app ou conteúdo inseguro (57%), dispositivos perdidos ou roubados (55%), acesso não autorizado a dados e sistemas (55%) e infecções por malware (52%).