Águas do Norte e Águas do Porto avançam com projecto de cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Águas do Porto (AdP) é um Operador de Serviços Essenciais (OES) no sector do abastecimento e distribuição de água potável em Portugal. A AdP está a avançar com o projecto H2Optimal cujo objectivo é melhorar as capacidades internas em termos de cibersegurança, bem como os requisitos de comunicação de incidentes cibernéticos ao abrigo da legislação actual.

A AdP quer aumentar o nível de segurança da rede e sistemas de informação e minimizar as consequências de um potencial ataque. Neste sentido, o mapeamento dos activos críticos digitais é necessário, juntamente com a identificação de pontos fortes e vulnerabilidades e a análise do nível de maturidade da empresa em termos de cibersegurança.

Depois, a AdP irá trabalhar na qualificação das suas redes e sistemas informáticos para a resposta a ciberincidentes, bem como na capacitação das equipas de resposta e prevenção a incidentes cibernéticos.

As duas actividades dotarão a AdP de recursos técnicos e humanos para proceder a orientações internas no caso de um ciberincidente. Será realizada uma auditoria de diagnóstico final para demonstrar o aumetno dos níveis de maturidade de segurança.

A implementação deste projecto arrancou em Julho de 2020 e estará concluído em Junho de 2023.

No caso da empresa Águas do Norte, o plano de segurança cibernética da água visa proteger toda a rede e infra-estruturas da empresa, a fim de assegurar a continuidade do abastecimento de água e sistemas de águas residuais.

Também a AdNorte é um operador de serviços essenciais responsável pelo abastecimento público de água e esgotos da região Noroeste de Portugal em 66 municípios.

Este projecto permitirá à empresa contar com ferramentas inteligentes para lidar com a maior parte da monitorização de eventos e resposta a incidentes. A próxima geração de firewall terá tecnologia de apredizagem incorporada, permitindo que o software reconheça padrões nos pedidos da web e bloqueie automaticamente os que possam ser uma ameaça.

Este projecto criará um centro de operações de segurança, confiando nas plataformas de informação de segurança e gestão de eventos SIEM e inteligência artificial, com base em algoritmos de machine learning.

O sistema será capaz de monitorizar as ameaças cibernéticas mais evoluídas, melhorando as capacidades da AdNorte. Esta solução fornecerá informação relevante aos intervenientes nacionais de cibersegurança, melhorando a consciência situacional.

O projecto arrancou em Julho de 2020 e ficará concluído em Junho de 2023.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.