Logística da Mifarma conta com responsável Covid

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Passado o Verão, regressar ao escritório em segurança continua a ser um desafio para muitas empresas em todo o mundo. Neste contexto de incerteza generalizada, a Mifarma, empresa de venda online de produtos de farmácia e parafarmácia, criou o primeiro posto de trabalho directamente relacionado com a pandemia, sob a designação de Responsável COVID.

Trata-se de um cargo totalmente novo e que tem como objectivo, entre outros, velar pela saúde dos funcionários e dos consumidores da empresa perante qualquer situação de risco. Assim, “tendo em conta a crise de saúde que vivemos, este novo perfil vai garantir o cumprimento de um protocolo de actuação eficaz, na ocorrência de algum caso de coronavírus”.

Segurança dos colaboradores e consumidores

O profissional que assumirá este cargo conta com um amplo percurso profissional e formação em prevenção de riscos laborais. A sua incorporação está directamente vinculada à equipa de logística e armazém da empresa e será responsável por criar, desenvolver e manter um protocolo de actuação eficaz perante possíveis contágios de coronavírus ou contactos com pacientes positivos, dentro e fora do contexto laboral. Uma equipa multidisciplinar da empresa irá trabalhar com este coordenador para elaborar os protocolos, e ele será o responsável contínuo pelo seu cumprimento.

Este novo perfil surge com a necessidade, por parte da Mifarma, de garantir ao máximo a segurança dos seus colaboradores e o envio dos pedidos aos seus mais de um milhão de clientes. Desta forma, o novo profissional deverá planear e oferecer medidas inovadoras de segurança socio-sanitária em contexto laboral, seguindo a trajectória pioneira da Mifarma neste sentido.

O responsável COVID designará por escrito as responsabilidades de todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento e cumprimento dos processos de segurança da empresa, velará pela segurança dos colaboradores e garantirá que estes cumprem as medidas de prevenção estabelecidas. A sua figura será de “tracker” interno da empresa, que saberá a todo o momento quem se encontra com quem no armazém, de forma a poder cooperar eficazmente com os sistemas de saúde no caso de ocorrerem contactos próximos.

“Este novo perfil surge devido à incidência da COVID-19, mas trata-se de um cargo de duração indefinida que nos permitirá ampliar ao máximo os nossos sistemas de segurança. Este profissional será o responsável máximo pela implementação e gestão dos processos de segurança a todos os níveis”, afirma Reme Navarro, CEO da Mifarma.

Fomentar o emprego em tempos de crise

Desde o início do estado de alerta, a Mifarma colocou em marcha múltiplas medidas para enfrentar a pandemia. Desde o passado mês de Março, a empresa implementou mudanças logísticas, tanto em Portugal como em Espanha, e desactivou parte do seu catálogo para garantir o serviço essencial nos prazos de entrega habituais. Assim, começou a comercializar máscaras com preço fixo antes da entrada em vigor da regulamentação do governo, de forma a garantir o acesso a produtos de saúde de primeira necessidade aos seus clientes.

“Na Mifarma queremos, acima de tudo, continuar a garantir a segurança dos nossos colaboradores e clientes em todo o mundo. Do mesmo modo, perante a importância da crise sanitária e económica que vivemos, continuamos a trabalhar todos os dias em novas medidas que impulsionem e reativem a economia na Península Ibérica”, acrescenta Reme Navarro.