Portugal tem 46 Computer Security Incident Response Teams(CSIRT)

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Existem actualmente mais de 500 CSIRTS na União Europa, cobrindo as necessidades de grandes empresas, PMEs, cidadãos privados, governos, instituições de investigação e educação. Estas equipas estão na linha da frente para responder a incidentes e ataques de segurança cibernética.

Um CSIRT (Computer Security Incident Response Team), em traços gerais, é um grupo técnico responsável por encarar incidentes relacionados à segurança em sistemas computacionais.

Este pode ser fornecido às organizações por via de uma empresa externa ou por via interna, com recursos próprios. Em qualquer dos casos, compreende uma equipa dedicada a responder a incidentes.

Desde 2017, os Estados-Membros da União Europeia estabeleceram um novo e único nível de cooperação da UE em caso de incidentes de cibersegurança em grande escala e transfronteiras: a Rede CSIRTs.

A primeira peça de legislação sobre cibersegurança na UE, conhecida como a Directiva NIS, estabeleceu a Rede CSIRTs, que é composta por equipas de resposta a incidentes nomeados pelos Estados-Membros e pelas instituições da UE.

Estas equipas estão a responder a incidentes de cibersegurança em cada Estado Membro e trabalham em conjunto para proteger os cidadãos e as empresas da UE.

O objectivo da Rede CSIRTs é permitir ao seu membro cooperar, trocar informações sobre ameaças cibernéticas, melhorar o tratamento de incidentes cibernéticos transfronteiriços e responder de forma coordenada a uma situação e fornecer o mais alto nível de resposta a incidentes na Europa.

Realidade em Portugal

Em Portugal existem, segundo a pesquisa da Security Magazine, 46 CSIRTs – 20 pertencem a um service provider, vendor e ISP, 8 a organizações na área financeira, 6 à National Research and Education Network, 5 entidades governamentais, militares e nacionais, 4 a outras entidades, nomeadamente energia.

Área Financeira

Banco de Portugal, Banco CTT, Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, Novo Banco, Euronext, Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, Santander.

ISP Provider | Service Provider Customer Base | Vendor Customer

Altice, Claranet, IP Telecom, NOS, NOWO, ONI, Vodafone, Multicert, Axians, Cybersafe, EY, Truphone, S21Sec, Securnet, Warpcom, PT Servidor, Hardsecure, Layer8, Outsystems, Dognaedis/Cipher.

Rede de Ensino e Educação

Universidade da Beira Interior, Universidade do Porto, Universidade de Évora, INESC, Universidade do Minho, FCCN, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade de Aveiro e Instituto Politécnico de Bragança.

Governamental | Militar | Nacional

Estado – Maior – General das Forças Armadas, Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, Ministério da Administração Interna, Centro Nacional de Cibersegurança, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Outros Serviços

EDP, DNS/.PT, REN, Sport Lisboa e Benfica

Caso identifique novos CSIRTs em Portugal que não figuram nesta lista, contacte a Security Magazine

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub


Notícia rectificada a 8 de Junho: Onde se lia CTT, passou a constar Banco CTT.