Leiria dá início ao UrbSecurity

Notícias

A Câmara Municipal de Leiria, o parceiro que lidera e coordena a actividade da rede UrbSecurity, deu início às suas actividades através de acções digitais, seguidas pelos outros parceiros com iniciativas nas suas respectivas cidades.

Para o Presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, “este é um desafio que Leiria abraça com a determinação e coragem daqueles que vêem a segurança urbana como um pilar essencial para a dinâmica de uma comunidade”.

Ideia partilhada pela Conselheira de Planeamento e Ordenamento do Território, Rita Coutinho, para quem “será possível contribuir para que o processo de planeamento e gestão dos ambientes urbanos ganhe um novo paradigma”.

Dentro deste projecto, a Câmara Municipal estabeleceu como objectivos a requalificação do centro histórico e das zonas urbanas da periferia da cidade, a implementação de um plano de mobilidade e acessibilidade, a avaliação dos espaços públicos e das zonas sensíveis, entre outros.

UrbSecurity é um projeto europeu no âmbito do Programa URBACT cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que busca formas de melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, implementando abordagens inovadoras à segurança em ambientes urbanos. O projeto enquadra-se nas mais recentes orientações políticas da Comissão Europeia para a segurança em espaços públicos urbanos, nomeadamente na recentemente publicada “Agenda Urbana da União Europeia para a Segurança nos Espaços Públicos”.

A rede é liderada pelo município de Leiria e inclui oito outras cidades/regiões, a saber: Madrid (SP), Parma (IT), Longford (IE), Mechelen (BE), Pella (GR), Mesto Michalovce (SK), Associação de Municípios de Szabolcs (HU) e região de Romagna Faentina (IT).

Com o UrbSecurity, a rede pretende analisar estratégias e concepções de projectos ao nível do desenho urbano das cidades, na possível prevenção de segregação e actos anti-sociais e, consecutivamente, no aumento da percepção da segurança para uma melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

O projecto pretende implementar uma abordagem integrada e participativa em relação à segurança urbana, através do envolvimento de todas a partes interessadas num processo de co criação de um Plano de Acção Integrado para a Segurança para a cidade de Leiria.

Este é um projecto URBACT, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A segurança é actualmente considerada como um dos aspectos que influenciam a qualidade de vida na UE. O quadro elaborado pelo Eurostat propõe diferentes métodos para medir a segurança, nomeadamente o rendimento, as condições de vida, a educação e a saúde, assim como medidas subjectivas, como a apreciação individual que cada cidadão faz do seu ambiente residencial, se pode confiar nos seus amigos/família e o seu sentimento de segurança.