Air Liquide continua a sua transformação digital e revoluciona a cadeia de abastecimento de gases líquidos

Notícias

A Air Liquide está a implementar à escala global o seu programa de digitalização da cadeia de abastecimento de gases líquidos, IBO (Integrated Bulk Operations). A tecnologia digital e a recolha massiva de dados associados às instalações dos clientes, permitem a melhoria do desempenho operacional e, em particular, uma redução da pegada de carbono, em conformidade com os objectivos climáticos do grupo.

A implantação de IBO na sua linha de negócios Industrial Merchant, irá acelerar ainda mais a transformação digital da Air Liquide para uma experiência sempre melhor para o cliente.

A entrega de gases em forma líquida por camião está no centro do modelo integrado da Air Liquide. O programa IBO (Integrated Bulk Operations) foi criado em 2017 com o objectivo de optimizar a cadeia de abastecimento de gás a granel de ponta a ponta.

Foram lançados cinco projectos-piloto em várias geografias: Canadá, E.U.A., França, Alemanha e China. Foram apoiados por equipas de I&D, Digital e IT da Air Liquide, que trabalharam em colaboração para desenvolver e industrializar soluções digitais feitas à medida.

Ao ligar digitalmente os activos ao longo da cadeia de fornecimento, desde as fábricas de produção, os camiões e os tanques nas instalações do cliente, a Air Liquide recolhe e analisa dados para proporcionar sempre uma melhor experiência ao cliente, um maior desempenho operacional e uma menor pegada de carbono:

  • Análise preditiva da procura do cliente, com base no seu perfil de consumo e inventário de produtos
  • Optimização de abastecimento de produto com base nos custos de produção e localização da fábrica
  • Optimização da logística em camião para minimizar os custos de transporte e a pegada de carbono
  • Informação para o cliente em tempo real da entrega