Gestamp Aveiro aposta em ferramenta da E-Coordina

Notícias Produtos Segurança no Trabalho

A GESTAMP é um dos clientes mais antigos da E-coordina, tendo já implementado diversas ferramentas de apoio à actividade, nomeadamente o software de gestão documental de fornecedores, empresas contratadas e prestadores de serviço (licença), suporte e controlo de acessos (access point) para registo do acesso e saída de trabalhadores e visitas ao local de trabalho. Segundo a empresa, “controlar os acessos não é proibir a entrada, é garantir a segurança”. A Security Magazine foi conhecer a recente implementação na Gestamp Aveiro.

A Gestamp Aveiro dedica-se ao fabrico de componentes e conjuntos metálicos para a indústria automóvel. Pertencente ao grupo Gestamp, a unidade está equipada com tecnologia de estampagem, soldadura, pintura, montagem e construção de ferramentas e conta com cerca de 800 trabalhadores – mais subcontratados para outros trabalhos. Garantir a segurança de toda a estrutura é uma prioridade e uma questão essencial para o grupo.

Filipa Santos, coordenadora de segurança na Gestamp Aveiro, destaca a importância que a segurança assume em todo o grupo detentor de mais de 100 fábricas em mais de 20 países que empregam mais de 40.000 colaboradores.

“No grupo Gestamp, todas as empresas seguem as mesmas directrizes de segurança, ou seja, independentemente do país onde esteja alocada, as directrizes devem ser seguidas e todos os trabalhadores têm o mesmo direito em relação à segurança”.

A responsável está na empresa desde 2008 e, ao longo do tempo, teve oportunidade de “espalhar” a cultura do grupo noutras empresas fora de Portugal, tendo inclusive vivido dois anos no Reino Unido. “A segurança é um tema abordado em todas as empresas e é seguido por indicadores”, explica. Foi, aliás, um destes indicadores, mais concretamente o de controlo de acesso de empresas externas, aliado ao regulamento de protecção de dados, que levou a empresa a procurar uma nova ferramenta no mercado.

A escolha recaiu sobre a E-Coordina. “Quando soubemos da existência do E-Coordina através de um colega de grupo, Filipa Santos, coordenadora de segurança na Gestamp Aveiro tivemos logo curiosidade em conhecer a ferramenta”, comenta.

Responsável por toda a gestão do sistema de segurança no trabalho, Filipa Santos sublinha que esta plataforma “parecia dar resposta a todas as necessidades no que se refere ao controlo administrativo de actividades por empresas externas”, até porque, diz, “é mais do que uma plataforma”, ou seja, “são serviços de suporte”. E este foi, aliás, o ponto que fez a empresa avançar de imediato para a aposta nesta ferramenta.

Processos exigentes

A implementação da plataforma na Gestamp Aveiro decorreu durante o desafiante ano de 2020, marcado pela pandemia e “que muitos querem ou gostariam de apagar para a memória”, diz Filipa Santos.

Ana Barreira, directora comercial da E-Coordina em Portugal explica que “todo o processo de implementação, teve a duração de seis semanas, desde a recolha inicial de dados à implementação do software, quer na Gestamp, quer na interactividade com as empresas externas”. A responsável esclarece que a Gestamp, “fruto dos riscos que o sector onde opera apresenta, foi muito exigente com procedimentos de segurança e controlo de acessos”, sendo que “dadas as características do espaço, foram criados requisitos diferentes para poderem aceder às várias áreas”.

No final da implementação, Ana Barreira sublinha que a E-Coordina retirou uma “enorme carga burocrática e trabalho administrativo, permitindo à Gestamp um controlo 100% eficaz no cumprimento dos procedimentos de segurança em tempo real, possibilitando aos profissionais da área maior disponibilidade para actuar na área preventiva”. Filipa Santos sublinha que “todos os objectivos foram atingidos” no que concerne à implementação da ferramenta.

pub


“Exemplo de excelência”

Quanto ao futuro da parceria, Filipa Santos acredita que ainda há “mais desenvolvimento para efectuar”, até porque “potencial não falta”. A responsável sublinha que “actualmente já nem conseguimos imaginar este tema tratado sem esta plataforma que conseguimos implementar
ainda durante 2020”.

Ana Barreira acredita que devido “às várias soluções parametrizáveis que a E-Coordina oferece”, esta parceria “ainda irá desenvolver-se ao longo de vários projectos nas mais variadas áreas e vertentes”. Como aponta, a Gestamp Aveiro “é um exemplo de excelência no que concerne a boas práticas laborais, a qual só se consegue com total exigência e profissionalismo”.

Importa referir que, para a E-Coordina, “a gestão documental de prestadores de serviço e fornecedores torna-se fundamental para a prevenção de riscos profissionais”. Este total empenho e foco
na segurança é confirmado por Filipa Santos. A unidade trabalha para os zero acidentes e é objectivo diário enraizar a cultura de segurança nos mais de 800 colaboradores.

Yes, we can”

Neste “novo normal”, Filipa Santos salienta que, nos últimos meses, a empresa “foi sempre efectuando a avaliação de riscos e implementando medidas que pareciam ajustadas ao nível de emergências, assim como do conhecimento que íamos adquirindo”.

Além disso, destaca que o foco está “em cultivar mais segurança e essa tarefa é facilitada com o que o vírus nos trouxe por obrigação de protecção”, este “fez-nos reflectir e mudar de atitude em prol dos outros e não só de nós”.

A responsável refere que a empresa é “uma privilegiada por trabalhar com uma equipa de saúde ocupacional muito presente e empenhada que desenvolveu um papel importantissimo no que toca à sensibilização do tema a todos os colaboradores”.

Certo é que nunca a expressão “Yes, We Can”, repetida diariamente pela equipa de segurança, fez tanto sentido como agora. E, apesar dos desafios trazidos pela pandemia, os projectos com foco na segurança não páram por aqui. Como avança, “temos ainda tanto por desenvolver, que nunca nos falte paixão pelo que fazemos para conseguir fazê-lo”.

Para Filipa Santos, a implementação e preparação da plataforma da E-Coordina foi criteriosa e completamente ajustada às necessidades da Gestamp Aveiro:

Protecção de dados pessoais dos trabalhadores externos; Gestão documental por empresa, por trabalhador, por tipo de trabalho; Redução de tempo de espera no registo de entrada/ saída das nossas instalações; Libertação de espaço no disco onde era consultada toda a documentação das empresas externas; Eliminação de troca de emails entre empresas externas, coordenadores de trabalho e equipa de Segurança;

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.