Thales escolhida para implementar sistema biométrico em fronteiras francesas

Notícias Transportes

Em 2022 os Estados Membros do Espaço Schengen deverão ter um sistema biométrico de entrada e saída para registar os cidadãos não europeus que atravessam uma fronteira externa da UE.

A Thales foi seleccionada pelo Ministério do Interior francês para entregar várias centenas de quiosques de pré-registo em vários pontos de passagem de fronteira. França será equipada com uma solução biométrica de última geração para racionalizar e assegurar a sua travessia de fronteiras aéreas, terrestres e marítimas.

“Este novo sistema europeu de entrada e saída representa um grande desafio para os Estados-Membros. Por um lado, é-lhes exigido que estejam prontos e em conformidade com os regulamentos até 2022; por outro lado, são confrontados com a realidade operacional e o facto de milhões de pessoas terem de ser processadas todos os anos, para as quais queremos oferecer a experiência mais suave possível. A experiência de Thales em matéria de identidade e gestão de fronteiras proporciona-nos fiabilidade tecnológica, sem ter de fazer uma escolha entre segurança e facilidade de utilização”, declarou o Ministério do Interior francês.

Em conformidade com a directiva aprovada pela União Europeia, os países que fazem parte do Espaço Schengen instalarão quiosques de pré-registo ou equipamento semelhante, a fim de permitir aos visitantes não Schengen registar a sua identidade de forma rápida e segura, incluindo os seus dados biométricos (impressões digitais e biometria facial).

Para este fim, o “Quiosque de Fronteira Thales Gemalto” fornecerá um terminal de auto-serviço, intuitivo e interactivo para guiar os viajantes em todas as fases de registo e verificação da identidade.

Estes quiosques, concebidos e fabricados na Europa, irão incorporar várias tecnologias de verificação documental e biométrica. Oferecerão um registo rápido para viajantes, verificação de identidade altamente precisa, protecção de gestão de dados e fluidez operacional avançada nos postos fronteiriços.

A verificação de dados biométricos é uma tecnologia que permite aos Estados-Membros identificar com precisão qualquer tentativa de fraude de identidade e impedir que indivíduos com documentos falsos, identidades múltiplas, etc., entrem no país.

“Os quiosques de pré-registo fabricados pela Thales estão equipados com as nossas tecnologias de ponta para a criação e verificação da identidade. São baseados em software optimizado para verificações ultra-rápidas da autenticidade de um documento e detecção inteligente de qualquer tentativa de fraude de identidade. Conseguimos assim desenvolver ferramentas de alto desempenho para apoiar operações, sem comprometer a segurança e protecção dos dados dos viajantes”, disse Youzec Kurp – SVP Identity and Biometric Solutions na Thales.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub