iQreative implementa projecto de segurança electrónica e domótica na Quinta do Lago

Notícias Videovigilância

A iQreative desenvolveu um projecto de segurança electrónica e domótica numa moradia de luxo da Encosta do Lago, Quinta do Lago, Algarve. O projecto arrancou em Fevereiro deste ano, sendo expectável a sua finalização em Julho.

A iQreative está responsável pelo desenho de solução, projecto técnico de especialidade e implementação de todo o sistema de segurança electrónica e domótica, onde se inclui todo o controlo e automatização de iluminação, estores, áudio, vídeo, climatização A.Q.S e rede estruturada.

Em todas as vertentes, contou com a parceria das marcas representadas. Na área da segurança electrónica, tem como “parceiro principal” a Dahua Technology e o apoio do seu representante em Portugal e distribuidor seleccionado. Já na parte da domótica conta com a parceria da Genesis, Home Technology Architects, distribuidor europeu da Control 4, que trata do apoio técnico e distribuição de equipamentos.

Entre os principais desafios que este projecto colocou à equipa da iQreative, Hernâni Borges destaca à Security Magazine o de “fazer melhor com mais qualidade”. Como acrescenta o CEO da iQreative, “desenhar a solução com mais funcionalidades, direccionada para o cliente, com o detalhe necessário de planeamento a nível de timing e detalhe técnico” é outro desafio.

O objectivo reside em que “o sistema esteja preparado para durar em pleno funcionamento, que não seja obsoleto em apenas um ou dois anos e que a sua actualização, e se necessária adição, seja simples e de resolução cost effective”.

Hernâni Borges esclarece que “um projecto na Quinta do Lago, um dos mais prestigiados resorts na Europa, representa o cimentar de posição no mercado de luxo da tão jovem marca iQreative”. Como sublinha, “após 10 meses do nosso início em plena pandemia de covid-19, estarmos com tão prestigiados parceiros e clientes no resort da Quinta do Lago é, realmente, um privilégio, mas também um altíssimo nível de responsabilidade que assumimos com enorme prazer e seriedade”.

Do sonho à realidade

A iQreative surgiu no mercado no início de 2020, “como uma ideia, um sonho de trabalhar os mercados da segurança e domótica de uma forma distinta, pormenorizada, com foco no cliente”, diz. Hernâni Borges destaca a necessidade de “preencher o espaço do mercado que já conhecíamos individualmente há cerca de cinco anos”. O projecto chega fisicamente em Julho de 2020, com a abertura de um showroom em Almancil, Algarve. “A partir desse momento começou a ser desenhada e implementada toda a estrutura que iria permitir essa mesma forma de estar, distinta e única”, refere.

Com o arranque da actividade, foram criados os departamentos de projecto, tecnológico e técnico, para as várias fases de obra e as diferentes necessidades do cliente. “Em Agosto de 2020 tínhamos toda a estrutura preparada para iniciar o nosso foco no mercado nacional e internacional que veio com os primeiros projectos”.

O responsável destaca o projecto do sistema de videovigilância certificado no Sporting Clube Farense. Sublinha ainda como primeiro projecto internacional um sistema de videovigilância para a empresa do Reino Unido, Multipar, multinacional fabricante de painéis, que automatizou por completo o complexo industrial de produção, com detecção, identificação e análise da obrigação de utilização de Equipamento de Protecção Individual, controlo de acesso para reconhecimento facial (biométrico sem toque), análise térmica para prevenção de manutenção de motores e estrutura das linhas de produção, replicando para os armazéns de distribuição nos Estados Unidos da América.

Actualmente, a iQreative está a trabalhar em concursos de vários projectos em municípios, estádios de futebol, autódromos, retail, entre outros. “Acreditamos estar preparados para qualquer desafio nas nossas áreas de acção”, diz o responsável. A iQreative pertence à Tactic Spring, empresa certificada pela PSP como entidade instaladora de sistemas de segurança.

Sistema de segurança na Quinta do Lago:

  • Sistema de intrusão grau 2, com cobertura completa da casa a nível de perímetro, aéreas interiores e acessos, com total integração com o sistema de Domótica. Neste sistema, a iQreative é certificada pela Control 4. A integração ao mantém completa independência do funcionamento do sistema de alarme, cria um ambiente User Friendly para o cliente.
  • Sistema CCTV foi desenhado já para uma solução Al (Algoritmos de lnteligência Artificial) com a Dahua, onde será utilizada a tecnologia WizSense-Active Deterrence para protecção perimetral e a tecnologia WizMind para acessos e entradas a efectuar a detecção e reconhecimento facial, com possibilidade de tratar informação tipo Metadata pelo gravador WizMind a implementar.

Características

  1. Integração dos sistemas de intrusão e videovigilância numa plataforma única para o cliente através da Control 4.
  2. Um sistema perimetral com dois níveis de protecção. O primeiro com solução não-vídeo suportado pelos detectores de movimento exteriores da Optex com as funcionalidades de Dupla-Tecnologia e Anti Máscara e o segundo com a solução Wizsense-Active Deterrence com o sistema de videovigilância a não só accionar o trigger de intrusão com verificação vídeo ou verificação não-vídeo, mas também com a própria câmara a poder interagir automaticamente com o intruso com voz (Mensagem Personalizada) e luz de emergência.
  3. Reconhecimento automático do sistema onde existe possibilidade de identificação e permissão pela própria câmara no acesso de equipas de trabalho subcontratadas que acedam a casa e que estão autorizados para fazê-lo, staff interno e qualquer outra necessidade de filtragem ou aviso que o cliente assim o entenda, para utilização própria ou para o Centro de Monitorização do Resort.

imagem: Quinta do Lago

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub