Exercício com 2000 especialistas de cibersegurança testa ciberataque em grande escala

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Mais de 2.000 peritos em segurança cibernética e decisores estão preparados para enfrentar esta semana o maior exercício global de defesa cibernética em directo do mundo. O exercício Locked Shields é organizado pelo Cooperative Cyber Defence Centre of Excellence da NATO (CCDCOE).

O Centro de Segurança Cibernética da NATO está a liderar a Equipa da Aliança da NATO no exercício deste ano. A equipa da Aliança deste ano é composta por quase 60 peritos provenientes da Agência de Comunicações e Informação da NATO (NCI), bem como de outros organismos da NATO e de mais de 10 aliados da NATO.

O “Locked Shields” oferece às nações participantes uma oportunidade sem precedentes de testar as suas capacidades num ambiente seguro, ao mesmo tempo que é agressivamente desafiado por um adversário altamente qualificado. Cada equipa deve defender redes virtualizadas que são construídas por medida e incluem uma variedade de serviços e plataformas, emulando tanto sistemas civis como militares”, disse Ian West, Chefe do Centro de Segurança Cibernética da NATO.

O exercício Locked Shields é um exercício da Red Team contra a Blue Team. Em 2021 há 22 Blue Teams a participar, que assumem o papel de Equipas Nacionais de Reacção Rápida cibernética que são destacadas para ajudar um país fictício a lidar com um incidente cibernético em grande escala com todas as suas implicações. O exercício envolve cerca de 5.000 sistemas virtualizados que estão sujeitos a mais de 4.000 ataques.

As equipas participantes esperam defender com sucesso os seus sistemas informáticos nacionais civis e militares e as suas infra-estruturas críticas. As equipas terão de se adaptar em tempo real e lidar com múltiplos ciberataques sofisticados – proporcionando-lhes uma oportunidade de testar realisticamente a sua cadeia de comando num ambiente seguro.

“Este exercício não pode ser desempenhado com sucesso, especialmente durante este difícil período de restrições da COVID, sem um nível extremo de dedicação e paixão pela segurança cibernética, e pelas TI em geral”, disse Slawomir Roginski, o Chefe da Equipa da Aliança da NATO.

O Locked Shields 2021 é organizado pelo Cooperative Cyber Defence Centre of Excellence da NATO baseado em Tallin (CCDCOE), em cooperação com a Agência de Comunicações e Informação da NATO, o Ministério da Defesa da Estónia, as Forças de Defesa da Estónia, a Agência Europeia de Defesa (EDA), Siemens, Ericsson, TalTech, CR14, Bittium, Clarified Security, Arctic Security, Cisco, Stamus Networks, SpaceIT, Sentinel, o Centro de Partilha e Análise de Informação do Serviço Financeiro (FS-ISAC), a Unidade de Inovação da Defesa dos EUA, Microsoft, Atech, Avibras, SUTD iTrust Singapura, o Centro Europeu de Excelência no Combate às Ameaças Híbridas, o Centro de Excelência de Comunicações Estratégicas da NATO, o ISAC Espacial, o Bureau Federal de Investigação dos EUA (FBI), STM, o Centro de Investigação Técnica VTT da Finlândia Ltd, o COE da NATO M&S e as redes PaloAlto.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub