Unidade Especial de Polícia da PSP comemora 13º aniversário

Estado Notícias

Criada pela Lei n.º 53/2007, de 31 de Agosto, a Unidade Especial de Polícia da Polícia de Segurança Pública constitui-se como herdeira de uma longa tradição de exercício destas competências na PSP.

Esta unidade está especialmente vocacionada para operações de Manutenção e restabelecimento da ordem pública; Resolução e gestão de incidentes críticos; Intervenção tática em situações de violência concertada e de elevada perigosidade, complexidade e risco; Segurança de instalações sensíveis e de grandes eventos; Segurança pessoal dos membros dos órgãos de soberania e de altas entidades; Inactivação de explosivos e segurança em subsolo; e Aprontamento e projecção de forças para missões internacionais.

A UEP é composta por cinco subunidades operacionais: Corpo de Intervenção, Grupo de Operações Especiais, Corpo de Segurança Pessoal, Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo e Grupo Operacional Cinotécnico.

Nos últimos quatro anos, a UEP conta mais de 22 590 missões/acções operacionais, as quais incluem policiamentos desportivos, manutenção de ordem pública em manifestações, buscas, buscas de explosivos, segurança a altas entidades, reforço a policiamentos/operações, resolução de incidentes tático-policiais, entre outros.

No que diz respeito à actividade operacional desenvolvida pela UEP no contexto da cooperação internacional, é de destacar a participação em 11 missões da FRONTEX que tiveram lugar, maioritariamente, na Grécia e na Bulgária.

No ano de 2020 a UEP participou ainda em três missões operacionais de segurança a representações diplomáticas, nomeadamente na Guiné-Bissau, República Democrática do Congo e Venezuela. Assinalou ainda presença em sete missões da ONU e União Europeia, quer com funções de segurança a corpos diplomáticos, quer com funções de manutenção da paz.

A UEP tem por divisa A força da Unidade, frase que simboliza a grande capacidade de resolução de problemas que a combinação de diversas experiências e saberes de índole policial trazem à PSP e a Portugal.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub