Garantir a Visão da UE em 5G: Certificação de cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

As redes 5G desempenharão um papel central na realização da transformação digital da UE economia e sociedade. As redes 5G têm o potencial para permitir e apoiar uma vasta gama de aplicações e funções, que vão muito para além do fornecimento de serviços de comunicações móveis entre utilizadores finais. Com receitas mundiais de 5G estimadas em 225 mil milhões de euros em 2025, “as tecnologias e serviços 5G são um trunfo importante para a Europa a competir no mercado global”, aponta a ENISA.

A Europa está entre as regiões mais avançadas do mundo no que respeita ao lançamento comercial de serviços 5G, com um investimento de 1 000 milhões de euros, incluindo 300 milhões de EUR de financiamento da UE. Até ao final do ano, prevê-se que os primeiros serviços 5G estejam disponíveis em 138 cidades europeias.

Na sequência de um pedido da Comissão Europeia, a ENISA está a preparar o novo sistema de certificação de cibersegurança no quadro do 5G. Esta etapa surge na sequência das ferramentas da UE para a segurança 5G e espera-se que reforce ainda mais a cibersegurança das redes 5G, uma vez que contribui para enfrentar certos riscos, como parte de uma estratégia mais ampla de mitigação de riscos.

Para este efeito, a certificação de cibersegurança em 5G será baseada em disposições já disponíveis através dos esquemas de certificação de cibersegurança existentes, bem como na experiência já adquirida desde que a agência começou a envolver-se na certificação de cibersegurança.

Este pedido cumpre os requisitos da Lei de Segurança Cibernética, que permite à Comissão Europeia emitir um pedido de certificação de segurança cibernética à ENISA fora do âmbito do Programa de Trabalho da União, se devidamente justificado.

O European Cybersecurity Certification Group (ECCG), o NIS Cooperation Group Work Stream e o seu subgrupo sobre normalização e certificação 5G serão informados sobre o planeamento e progresso contínuo e terão oportunidades de participar.

A par desta certificação, a ENISA criou o Grupo de Trabalho Ad Hoc (AHWG) da ENISA sobre o mercado de cibersegurança da UE apoiará a ENISA na análise das tendências e segmentos do mercado, com enfoque nas soluções de cibersegurança para satisfazer as necessidades do mercado das partes interessadas.

Embora o enfoque seja no mercado de cibersegurança da UE, o mercado global de cibersegurança também pode ser considerado, por exemplo, ao abordar a dependência (da) UE ou as exigências aos actores do mercado fora do Mercado Único Digital.

Globalmente, o trabalho desenvolvido através deste AHWG visa “melhorar as condições de funcionamento do mercado interno” e “promover uma indústria europeia robusta de cibersegurança e market¨, como previsto na Actividade 7 do Documento Único de Programação da ENISA 2021-2023, em conformidade com o artigo 8.7 da Lei de Segurança Cibernética para avaliar proactivamente as tendências do mercado na Europa.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

pub