Segurança do operador está em destaque nos novos preparadores de encomendas da Linde

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A taxa de produtividade na recolha de encomendas ao nível do solo depende da velocidade e precisão do operador. Curtas distâncias de marcha e condução poupam tempo e esforço e aumentam a eficiência do processo.

A Linde Material Handling acaba de lançar os novos equipamentos de recolha de encomendas semi-automatizados (N20 SA e C SA), bem como uma nova opção de equipamento semi-automatizado com dois modos de condução, nos quais os veículos seguem automaticamente o operador ou conduzem à frente. Os funcionários são dispensados de actividades sem valor acrescentado e, segundo a empresa, o desempenho de recolha de ecomendas pode aumentar em 20%.

Quer seja realizada numa loja de bricolage, num grossista de produtos alimentares, num fornecedor automóvel ou numa empresa de logística contratada, a recolha de encomendas é trabalhosa, exigindo resistência e atenção por parte dos funcionários do armazém. Uma parte substancial do processo consiste no caminho dos funcionários até às prateleiras e de volta ao equipamento de recolha de encomendas. Esta é uma actividade consumidora de tempo e energia, mas, ao contrário da recolha de mercadorias da estante e da sua colocação no transportador de carga, não cria qualquer valor acrescentado.

“Mesmo alguns segundos gastos durante cada operação de manuseamento somam muito tempo perdido ao longo do dia de trabalho, e apenas alguns passos, repetidos uma e outra vez, aumentam o cansaço e a energia vital dos operadores, que seriam melhor direcionados para completar o processo de recolha sem erros“, argumenta Philipp Stephan, Product Manager Automation & Intralogistics Solutions na Linde Material Handling.

Ao mesmo tempo, as exigências ao pessoal do armazém continuam a crescer: espera-se que as taxas de recolha aumentem, que as taxas de erro sejam reduzidas, e que os problemas de saúde sejam evitados. “Como resultado, o processo de picking oferece um grande potencial para aumentar a eficiência global da logística do armazém – potencial de otimização que pode agora ser aproveitado utilizando a opção SA da Linde de preparação de encomendas com capacidade de carga até 2,5 toneladas”. Isto porque ambos os modos de condução semiautomáticos visam encurtar significativamente as distâncias de viagem e a pé durante a preparação de encomendas nos corredores. Ao mesmo tempo, já não há necessidade de subir e descer constantemente do veículo, o que reduz o risco de acidentes. Isto tem efeitos positivos no desempenho e produtividade do manuseamento no armazém.

Caminhar e conduzir à frente

Um dos processos mais comuns que têm lugar em armazéns de prateleiras altas é o da recolha num dos lados da prateleira, durante o qual,um empregado caminha ao longo do corredor e volta. Esta actividade é apoiada pela função “follow-me” semi-automática do veículo que o acompanha. Se o operador parar, o veículo para também, permitindo-lhes colocar a mercadoria diretamente da estante na palete. Se o operador continuar a andar, o empilhador também continua a deslocar-se para a frente. Desta forma, o trabalhador desloca-se ao longo da estante e recolhe a mercadoria sem ter de caminhar constantemente para o posto de trabalho do condutor e vice-versa. O movimento para a frente é desencadeado pelo operador que passa um determinado ponto no veículo, a chamada “parede virtual”.

Se o veículo tiver de ser carregado de ambos os lados, isto pode ser feito utilizando a função stop-and-go. O veículo desloca-se no meio do corredor a uma velocidade constante e é dirigido para a frente pelo operador utilizando o comando à distância, idealmente usado num cinto. Ao mesmo tempo, o operador anda para trás e para a frente atrás do veículo entre as bordas da prateleira para recolher ou colocar mercadorias – um modo de operação que é mais suscetível de ser utilizado em armazéns mais pequenos. Também aqui, a vantagem é que não há necessidade de o operador andar atrás do veículo, nem de subir e descer repetidamente.

Ambas as funções são baseadas em tecnologia de rádio de banda ultra-larga e podem ser ajustadas com exatidão de centímetros. No final do corredor, o empilhador para automaticamente para evitar colisões com outros veículos. Ao entrar no empilhador, o funcionário termina o modo semiautomático e pode direcionar o veículo manualmente para o corredor seguinte.

Segurança a bordo

Uma vez que uma das maiores preocupações sobre veículos automatizados é a questão da segurança, a Linde Material Handling equipou os seus preparadores de encomendas N20 SA e N20 C SA com um scanner de segurança de alto desempenho que é capaz de detectar pessoas e outros equipamentos industriais na área circundante.

 Montado muito baixo sobre o chassis, o scanner também pode detetar obstáculos inesperados e, portanto, é capaz de evitar colisões e acidentes. Para evitar danos nas estantes e dar aos operadores suficiente margem de manobra para fazer o seu trabalho, o veículo mantém uma distância mínima de 50 centímetros das estantes, mas pode também ser posicionado a uma distância maior no início do corredor, se desejado.

Novos equipamentos elétricos

A Linde apresentou também os novos modelos de empilhadores eléctricos Linde X20 – X35 na gama de capacidade de carga de 2,0 a 3,5 toneladas são os primeiros a corresponder ao desempenho e robustez dos hidrostáticos Linde, enquanto oferecem os benefícios ambientais adicionais do funcionamento a bateria.

Juntamente com os igualmente novos empilhadores eléctricos para aplicações padrão (Linde E20 – E35), baseiam-se na mesma plataforma que os empilhadores de combustão interna Linde H20 – H35 lançados no final de 2019.

Em termos de segurança, tanto nas séries de empilhadores eléctricos como os empilhadores com motor de combustão interna, as actuais gamas de modelos baseiam-se num mesmo conceito de plataforma. Isto significa que os operadores beneficiam “de excelente visibilidade entre as secções do mastro, para os lados, para a retaguarda e para cima”.

Tal como a cabine de protecção contra intempéries com portas totalmente envidraçadas, a maioria das outras opções do empilhador de combustão interna também estão disponíveis para os empilhadores eléctricos.

O sistema opcional, totalmente integrado de ar condicionado com sistema de ventilação de oito bicos proporciona um potente arrefecimento e aquecimento para assegurar o conforto do operador e, assim, uma elevada produtividade em todas as condições ambientais, enquanto que o sistema opcional de assistência ao condutor “Linde MotionDetection” proporciona uma maior segurança: Os sensores registam o movimento por trás do empilhador e impedem-no de fazer marcha atrás se houver pessoas ou outros veículos nas proximidades.

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