ONVIF lança Profile D para periféricos de controlo de acessos

Controlo de Acessos Notícias Segurança Electrónica Segurança Privada Videovigilância

A ONVIF, líder mundial de normalização de produtos de segurança física baseados em IP, lançou o Profile D, um novo perfil que aborda interfaces para dispositivos periféricos de controlo de acesso, fornecendo ao mercado uma ferramenta adicional para a construção de sistemas modernos e seguros de vídeo e controlo de acesso integrados baseados em IP, utilizando ONVIF. No fundo, este novo perfil está desenhado para que os dispositivos periféricos de controlo de acessos baseados em IP possam comunicar entre si e integrar-se sem problemas através das suas inferfaces.

O Profile D foi concebido para fornecer interoperabilidade ONVIF para dispositivos periféricos tais como fechaduras, leitores de credenciais/biométricos, PIN pads, câmaras de reconhecimento de matrículas, interfones, sensores e visores. Estes tipos de periféricos requerem normalmente integrações específicas entre produtos de diferentes fornecedores para poderem ser incorporados numa plataforma de gestão de controlo de acesso.

“Os utilizadores procuram cada vez mais incorporar tecnologias adicionais nos seus sistemas de controlo de acesso para utilização de formas inovadoras, tais como câmaras de leitura de código de barras para gestão de visitantes ou estações de porta de vídeo para aplicações de intercomunicação”, disse Patrik Björling, Presidente do Grupo de Trabalho ONVIF Profile D. “O Profile D proporciona uma forma padronizada de satisfazer esta exigência de interoperabilidade, que por sua vez pode conduzir a oportunidades adicionais para mais casos de utilização de dispositivos periféricos”.

Utilizando o Profile D, um dispositivo periférico, tal como uma fechadura sem fios ou uma câmara de reconhecimento de matrículas, pode passar identificadores de credenciais a um cliente em conformidade com o Profile D localizado de forma segura, tal como uma unidade de controlo de acesso ou software de gestão. O cliente ou controlador, que armazena regras de acesso, horários e credenciais, pode então tomar a decisão de acesso e enviar um comando de volta ao dispositivo periférico para conceder ou negar acesso, exibir uma mensagem ou solicitar entrada adicional, tal como um código PIN. Ter informação sensível sobre um controlador separado numa área protegida aumenta a segurança. As comunicações entre o dispositivo e o cliente são protegidas utilizando protocolos de segurança ONVIF, tais como o TLS.

A especificação Profile D permite a um cliente configurar um dispositivo conforme com os dados necessários, tais como a porta e o ponto de acesso pelo qual o dispositivo é responsável, bem como configurar uma lista de identificadores de credenciais permitidos ou bloqueados num dispositivo que suporte esta capacidade.

Este perfil complementa o Profile A e o C ao permitir comunicações padronizadas num sistema de controlo de acesso electrónico baseado em IP. Os dispositivos também podem suportar perfis de vídeo tais como Perfil T e Perfil M para permitir um sistema integrado de vídeo e controlo de acesso usando interfaces ONVIF. Tais dispositivos incluem um interfone que combina um leitor e uma fechadura com intercomunicador áudio/vídeo, ou uma câmara IP com uma saída ligada a uma fechadura que pode ser utilizada por um vigilante para identificar visualmente um visitante e desbloquear remotamente a porta.

Fundado em 2008, o ONVIF é um fórum industrial líder e bem reconhecido que promove a interoperabilidade para produtos de segurança física baseados em IP. A organização tem uma base global de membros com câmaras, sistema de gestão de vídeo e empresas de controlo de acesso estabelecidos e mais de 20.000 produtos em conformidade com o perfil.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.