A R-Protection nasceu em 2021 em Aveiro e dedica-se ao desenvolvimento de produtos e soluções de segurança e protecção contra impactos. Tiago Silva, CEO da R-Protection, explica que a marca surge como resposta aos constantes pedidos de barreiras. Todo o ciclo produtivo é controlado e realizado em Aveiro, numa área coberta de 1000m2. Neste momento, a R-Protection tem uma patent pending dos sistemas e designs das barreiras de segurança, com o objectivo de proteger a sua propriedade industrial.
A R-Protection surgiu no mercado em 2021. O que motivou o seu nascimento?
Tiago Silva – Durante o nosso percurso pelo sector industrial, muitos dos projectos de metalomecânica incluiam a produção de barreiras de segurança. No processo de resposta aos constantes pedidos de barreiras, nasce a marca R-PROTECTION, fruto do desenvolvimento de um conceito de protecção inovador. Barreiras modulares click com vantagens que só a modularidade oferece: fácil de transporte e flexibilidade de montagem. Identificámos por isso a oportunidade e rapidamente encontrámos um espaço para nós no mercado. As empresas do sector industrial validaram o modelo de negócio e alavancaram o nosso projecto.
Qual é concretamente a vossa oferta em termos de principais produtos e serviços?
A R-PROTECTION prioriza a segurança e protecção dentro das empresas como se da sua se tratasse. Criamos zonas seguras para proteger pessoas, equipamentos e edifícios, desempenhando um papel importante para garantir a eficiência na segurança das empresas. Com sete gamas de barreiras de segurança e dois sistemas de protecção, garantimos que o nosso portfólio abrange todas as necessidades da indústria, seja para delinear corredores e caminhos, proteger pessoas, pilares, estantes e máquinas e organizar espaços de trabalho.
Os vossos produtos são desenvolvidos e produzidos em Portugal?
Todo o nosso ciclo produtivo é controlado e realizado in loco em Aveiro numa área coberta de 1000m2. Desenvolvemos barreiras de segurança com elevado nível de qualidade, as melhores condições de resistência ao impacto e design que agrada aos mais exigentes. Com os olhos postos no futuro, a R-PROTECTION tem patent pending dos sistemas e designs das barreiras de segurança, com o objectivo de proteger a sua propriedade industrial.
Em que medida, os vossos produtos podem ajudar as empresas a melhorar a sua segurança?
As nossas barreiras com sinalização de segurança, pertencem à categoria de EPCs e contribuem, em conjunto com os EPIs, para que as empresas sejam um local mais seguro. Reduzir o número de acidentes, custos de manutenção e tempo de inactividade, são objectivos definidos para garantir a organização e eficiência da segurança laboral. Através da nossa marca, queremos assegurar que todos têm acesso e conhecimento das soluções de segurança disponíveis no mercado. Mais segurança nas empresas é a nossa prioridade.
A observar o mercado português, como avalia o investimento realizado pelas organizações em matéria de segurança das suas pessoas e estruturas?
Temos notado um aumento gradual de investimento em segurança por parte das organizações. A importante voz dos Técnicos SHT, tem incentivado as organizações a investirem cada vez mais na criação de espaços seguros. Felizmente, há uma grande componente de consciencialização segura por partes dos CEOs, Directores e Gestores Industriais em promoverem acções de sensibilização junto das suas pessoas.
Dentro daquilo que é o vosso negócio, ao visitarem um centro de logística/distribuição, quais são os principais problemas com que se deparam habitualmente?
A falta de barreiras de segurança e protecção nos locais de maior movimentação, as estantes danificadas e a inexistência de marcações de pavimento que identifiquem os trajectos de circulação, são alguns dos problemas principais e os dominantes comuns nos centros de logística/distribuição.
À medida que as visitas da R-PROTECTION decorrem, são sugeridas acções para mitigar os riscos associados aos acidentes de trabalho e aos impactos nos elementos estruturais (pilares, portões, estantes, entre outros). A correcta protecção lateral e frontal das estantes, prolonga o tempo de vida útil e permite a redução de não-conformidades durante as inspecções. São as visitas que nos permitem criar projectos seguros à medida, actuando como experts na área da segurança.
Qual é o cliente típico da R-Protection e os que mais poderão beneficiar da implementação dos vossos produtos?
100% dos nossos clientes pertencem ao segmento B2B industrial diferindo a sua dimensão, os anos de existência no mercado e o sector de actividade. Curiosamente, notamos uma tendência crescente em relação aos pedidos de projectos seguros à medida, por parte das pequenas e grandes empresas. Estas últimas, muitas vezes porque os Administradores da geração baby boomers se orgulham de ter instalações exemplares, outras vezes porque os Departamentos de Recursos Humanos, Manutenção Geral ou de Planeamento Industrial, estão focados na Melhoria Contínua. Regra geral, todo o tipo de empresas do sector industrial com movimentação de cargas, máquinas e linhas de produção, são os nossos principais beneficiários.
Como avalia a actividade da R-Protection e por onde passa o seu crescimento?
A marca R-PROTECTION, com um longo caminho pela frente, é parte integrante da solução para o problema da falta de barreiras de segurança e protecção standardizadas.
A abordagem ao mercado é feita através de diferentes estratégias: venda directa, distribuidores, marketplace e dropshipping. Na prática, o plano de expansão passa por aumentar o número de projectos seguros em Portugal e toda a Europa.
O nosso crescimento é guiado pelas nossas pessoas, sustentado pela nossa cultura e defendido pelos nossos valores. R-PROTECTION: Better to be safe!