Sistema de vacinação em Itália vítima de ciberataque

Cibersegurança e InfoSec Notícias

O sistema responsável pela organização da vacinação contra a Covid-19 na região italiana de Lázio – uma grande área que engloba a capital do país, Roma – foi atingido por um ciberataque no passado sábado. O ataque impediu que moradores daquela região pudessem realizar o agendamento da vacinação.

A violação do sistema de registo de vacinação da LazioCrea, empresa subcontratada responsável pela marcação das vacinas, ocorreu no fim-de-semana, não sendo conhecida a identidade ou intenções dos invasores. O portal da saúde do Governo esteve temporariamente offline.

Estima-se que os cibercriminosos se tenham infiltrado no sistema como administradores, tendo implementado um malware que encriptou os dados do sistema. O Governo admitiu, através das redes sociais, que “as operações relacionadas com as vacinas podem ser atrasadas”.

Em conferência de imprensa, as autoridades locais referiram estar a “defender a comunidade destes ataques de natureza terroristas”, os quais “ainda estão a ter lugar. A situação é muito grave”, disse.

As autoridades locais disseram ter recebido um pedido de resgate genérico, mas sem quaisquer outras reivindicações.

Como apontaram, este ciberataque é o “mais grave alguma vez perpetrado contra uma administração pública italiana”.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.