Embora a segurança rodoviária na União Europeia tenha melhorado consideravelmente nas últimas décadas e hoje as estradas da União Europeia sejam as mais seguras do mundo, o número de mortos e feridos continua a ser demasiado elevado.
É este o motivo que levou a UE a adotar uma abordagem assente nos conceitos Vision Zero e Safe System para reduzir as vítimas mortais e os feridos graves nas estradas europeias. E esta abordagem exige mais esforços de todos os atores e particularmente das autoridades nacionais e locais.
Na Europa, a probabilidade de morrer num acidente rodoviário varia entre Estados. Há ainda alguns Estados com taxas de mortalidade mais de três vezes superior aos países com taxas mais baixas.
Para salvarmos mais vidas, temos que ter uma atenção mais forte aos utentes vulneráveis das vias: juntos, incluindo peões, ciclistas e motociclistas, representam a mesma proporção entre as vítimas que os ocupantes de automóveis (46%) e estão particularmente expostos nas áreas urbanas, 21% de todas as pessoas mortas nas estradas eram peões, e é neste grupo que tem havido uma menor redução.
Os ciclistas são outro grupo muito exposto, são 8% de todas as mortes na estrada na UE. E os motociclistas, igualmente menos protegidos durante um acidente do que os ocupantes de um carro, representam 14% das mortes na estrada.
Para cada pessoa que perdemos em acidentes de trânsito, muitas outras sofrem ferimentos graves com consequências que mudam as suas vidas. Os primeiros números disponíveis em 2016 são de 135.000 pessoas gravemente feridas em toda a EU, muitas delas utentes vulneráveis.
Para a redução da sinistralidade rodoviária na UE, contribuem muitos fatores, salientando alguns:
- a segurança rodoviária é hoje uma prioridade política;
- a adoção da abordagem de “sistema seguro” e a perspectiva de ‘visão zero’;
- definição de metas, recolha de dados e monitoramento contínuo dos resultados;
E no que apenas diz respeito às estradas:
A definição de requisitos mínimos para a gestão da segurança nas Redes Transeuropeias de Transporte;
A definição as diretivas de segurança de infraestrutura e segurança de túneis;
A Comissão está agora a trabalhar num novo quadro estratégico para estradas seguras para o período 2020-2030. As intenções atuais são colocar o foco num conjunto de indicadores-chave de desempenho para monitorar a segurança no trânsito em toda a UE. Pretende-se que os decisores a todos os níveis tomem as medidas mais adequadas e eficazes para termos estradas mais seguras. E que os utentes saibam os pontos perigosos e a avaliação das estradas.
Tudo devemos fazer para eliminar as piores consequências de um acidente rodoviário. As estradas devem, por um lado, ajudar a evitar o acidente, bem projetadas, bem conservadas e bem sinalizadas e, por outro lado, reduzir ao máximo as consequências de um acidente…
Estradas que perdoam as falhas dos condutores…
Se quiser saber mais consulte o documento do ETSC aqui
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