Audi confia protecção à F5

Notícias

O Grupo Audi confiou nas soluções F5 para proteger a Kubika O, a sua plataforma Kubernetes cloud agnostic que funciona como um ambiente de aplicações completo. A empresa implementou o NGINX App Protect, uma solução que combina desempenho e agilidade com as capacidades de segurança da F5 Advanced Web Application Firewall (WAF Advanced WAF).

O Grupo Audi, com as suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini, é um dos fabricantes líderes no segmento premium da indústria automóvel. Faz parte do Grupo Volkswagen (VW) e está presente em mais de 100 mercados em todo o mundo. Actualmente, opera 19 fábricas em 12 países.

Nos seus mais de 100 anos de história, a Audi sempre esteve na vanguarda da sua indústria, colocando a tecnologia e a inovação no centro do seu negócio.

“Para continuarmos a ter sucesso, precisamos de compreender como a tecnologia nos pode ajudar a proporcionar uma experiência excepcional ao cliente”, explica Sebastian Kister, líder da equipa do Centro de Competência Kubernetes da Audi.

“É por isso que ao longo dos últimos anos temos trabalhado para reinventar a forma como criamos, implementamos, implantamos, gerimos e optimizamos as nossas aplicações”.

Com esse objectivo em mente, o Centro de Competências Kubernetes da Audi em 2020 concebeu a Kubika O, uma plataforma Kubernetes independente da cloud que funciona como um ambiente de aplicações completo e baseada na tecnologia Red Hat OpenShift, com a qual pode automatizar o aprovisionamento, gestão e escalonamento de aplicações.

O grande desafio da Audi antes do lançamento de Kubika O era abordar a protecção do ambiente. Para o fazer, precisava de uma solução WAF comprovada com interoperabilidade certificada OpenShift e sem fricção. Além disso, devido aos recursos limitados da equipa, precisava de um fornecedor que fosse capaz de oferecer um apoio técnico robusto 24 horas por dia, 7 dias por semana.

“Precisávamos de um fornecedor que pudesse compreender rapidamente as nossas necessidades, satisfazê-las e fornecer apoio contínuo”, diz Kister. “As equipas dentro da Audi precisavam de ser capazes de se concentrar na construção de aplicações que apoiassem os seus objectivos comerciais sem terem de se preocupar com as infra-estruturas subjacentes e, mais importante ainda, com a segurança”.

A Audi escolheu NGINX App Protect, uma solução de segurança de aplicações que combina as capacidades da F5 Advanced Web Application Firewall (Advanced WAF) com a agilidade e desempenho do NGINX. A NGINX App Protect assegura que tanto as equipas DevOps como as SecOps podem operar eficientemente e em harmonia. Além disso, quando combinada com o NGINX Ingress Controller, a solução protege totalmente as aplicações Kubernetes sem comprometer a velocidade ou a agilidade, diz a empresa.

“As aplicações são um ser vivo, adaptando-se constantemente às necessidades dos utilizadores, e a plataforma teve de suportar isso”, diz Kister. “NGINX App Protect destacou-se rapidamente como a melhor opção para nos permitir gerir essa complexa realidade”.

Uma vez tomada a decisão pela Audi, a equipa NGINX trabalhou de perto e intensivamente com todos os intervenientes para determinar as especificações exactas do projecto, incluindo a entrega de uma prova de conceito. O processo de implementação foi apoiado pela ConSol, um parceiro especializado em tecnologia NGINX, que concluiu o processo em menos de dois meses.

“Não compro nada com base no que diz um PowerPoint”, diz Kister. “Queria ver uma solução a trabalhar com os nossos casos de utilização que o fornecedor e os seus parceiros pudessem implementar e manter rapidamente. Hoje posso dizer que a App Protect da NGINX satisfaz todas as compatibilidades técnicas de que necessitamos, é uma solução independente das nuvens e leve, o que significa que necessita de menos potência informática. É também apoiada por uma capacidade de serviços profissionais extremamente forte.

O Kubika O facilita actualmente várias aplicações chave para operações do Grupo VW, com casos de utilização incluindo recolha de dados, análise e automatização. A flexibilidade da plataforma permite à empresa adaptar-se rapidamente às necessidades e desafios empresariais em mudança.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.