Estudo AP2SI: 90% dos profissionais de cibersegurança e segurança da informação nunca esteve desempregado

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A AP2SI já divulgou as conclusões da segunda edição do “Estudo sobre profissionais de cibersegurança e segurança da informação em Portugal”. Esta edição conta com a participação de 327 inquiridos.

As perguntas colocadas visaram obter uma caracterização demográfica dos profissionais reunindo dados como género, etnicidade, idade, habilitações literárias e localização geográfica, bem como informação respeitante à sua situação profissional passada e actual, nomeadamente sector em que desenvolve a actividade, dados de empregabilidade e rotatividade, tempo de carreira, exclusividade, rendimento auferido e funções exercidas.

Consulte os gráficos e resultados do estudo no site da AP2SI.

O estudo aponta que 39,7% dos inquiridos conta entre 41 e 50 anos, 58,2% está na área metropolitana de Lisboa e 52% contam com um nível de escolaridade 7 (licenciatura pré-bolonha, mestrado). Importa destacar que 50% dos inquiridos desempenha funções na área dos serviços e produtos de telecomunicações e tecnologias de informação.

42,4% dos inquiridos desempenha funções na área da cibersegurança e segurança da informação há cinco ou menos anos e 43% não mudou de função desde que passou a desempenhar estas funções, além disso 90% nunca esteve desempregado, sendo que 83,3% trabalha por conta de outrém.

Com muitas actividades desempenhadas, enquadradas nas suas funções, a auditoria de segurança, consultoria interna ou como prestador e gestão de segurança da organização são as que mais se destacam. Destaque ainda para o valor salarial anual, com 31% a reportar valores entre os 20.000 e os 30.000 euros e 13% a reportarem salários anuais acima dos 65.000 euros.

O estudo contou com a participação de 327 inquiridos, 84% homens e 14% mulheres.

A Security Magazine juntou-se a esta iniciativa como media partner.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.