ANEPC acolhe exercício que simula acidente em central nuclear

Notícias

​A ANEPC acolheu um exercício de apoio à decisão no âmbito da actividade da Comissão Nacional de Emergências Radiológicas (CNER).

O exercício tem por base os impactos para Portugal de um acidente simulado numa Central Nuclear do Médio Oriente, em resultado do qual é expectável a deposição de partículas radioactivas no solo e água, as quais podem afectar navios em trânsito para o território nacional.

Esta simulação enquadra-se no exercício internacional ConvEx-3, organizado pela Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), o qual conta com participação de quase 100 países signatários das Convenções de Notificação Rápida e Assistência Mútua em caso de Acidente Nuclear ou Emergência Radiológica.

De acordo com o cenário do exercício, o qual decorreu sem meios no terreno, foi activada a CNER, órgão de aconselhamento presidido pela ANEPC, a qual exercitou um conjunto de questões relacionadas com este tipo de cenário.

Para além da ANEPC, esiveram envolvidas no exercício a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto Superior Técnico, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Direcção Geral de Saúde, o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura, a Autoridade Tributária e Aduaneira, a Direcção Geral da Autoridade Marítima, a Administração do Porto de Lisboa e a Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. Participarão ainda, como observadores, os serviços responsáveis pela protecção civil e pelo ambiente das regiões autónomas dos Açores e Madeira.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.