Ciberataque afecta duas empresas de fornecimento de combustíveis na Alemanha

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Duas empresas envolvidas no armazenamento e fornecimento de petróleo e outros materiais afirmaram terça-feira terem sido atingidas por um ataque cibernético que teve impacto nas operações na Alemanha.

A Oiltanking GmbH Group e Mabanaft Group descobriram no sábado aquilo a que chamaram um “incidente cibernético que afecta os nossos sistemas informáticos” e lançaram uma investigação em conjunto com especialistas externos, disseram as empresas numa declaração por e-mail. Não se debruçaram sobre a natureza do incidente ou sobre quem poderia ser o responsável, e disseram que estão a trabalhar para compreender o seu “alcance total”.

As empresas salientaram que o Grupo Oiltanking GmbH – que opera terminais de tanques de armazenamento de petróleo, gás e produtos químicos – continua a operar todos os terminais em todos os mercados globais. Mas as instalações da Oiltanking Deutschland GmbH, uma entidade separada que opera todos os terminais na Alemanha e que faz parte da Mabanaft, estão “a operar com capacidade limitada”.

A sucursal alemã da Mabanaft “declarou também força maior para a maioria das suas actividades de abastecimento terrestre na Alemanha”, afirma a declaração. A empresa é importadora, grossista e fornecedora de óleo de aquecimento, gasolina, gasóleo, combustível de aviação e outros produtos petrolíferos.

As empresas afirmaram que estão a trabalhar “para restaurar as operações ao normal em todos os nossos terminais o mais rapidamente possível”.

O chefe da agência de segurança informática alemã, Arne Schoenbohm, disse numa conferência na terça-feira que o incidente foi sério “mas não grave”, informou a agência noticiosa alemã dpa.

Schoenbohm disse que 233 estações de abastecimento, em grande parte no norte da Alemanha, tinham sido afectadas, “apenas 1,7% do total do país“. Disse que em algumas dessas estações não era possível pagar com cartão de crédito ou ajustar os preços, mas que em alguns casos era possível pagar com dinheiro.

Os funcionários da indústria disseram que não havia perigo para o abastecimento global de combustível da Alemanha, informou.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.

Imagem: Oiltanking