Iberdrola conecta à rede o primeiro grupo da gigabateria do Tâmega

Notícias

A Iberdrola pôs em prática o primeiro grupo da central hidroeléctrica de Gouvães – uma turbina com 220 MW de capacidade – e começou a fornecer electricidade limpa à rede a partir da gigabateria do Tâmega.

O complexo do Tâmega é composto por três albufeiras (Gouvães, Daivões e Alto Tâmega) e três centrais hidroeléctricas com uma potência de 1.158 megawatts (MW) no rio Tâmega, afluente do Douro, localizado no Norte de Portugal, perto do Porto.

Após oito anos ininterruptos de obras, está concluída a construção das centrais de Gouvães e Daivões, onde estão a decorrer os testes de arranque dos diferentes grupos energéticos.

O complexo do Tâmega terá capacidade para produzir 1.766 GWh por ano, o suficiente para satisfazer as necessidades energéticas dos municípios vizinhos e das cidades de Braga e Guimarães (440.000 lares).

Além disso, esta grande infraestrutura renovável terá capacidade de armazenamento suficiente para servir dois milhões de lares portugueses durante um dia inteiro e contribuirá para os objectivos de descarbonização e independência energética estabelecidos pelo Governo português.

Em 2024, com a entrada em funcionamento do Alto Tâmega, estará concluída a construção da instalação.

Além disso, esta infraestrutura acabará com a emissão de 1,2 milhões de toneladas de CO2 por ano e diversificará as fontes de produção, evitando a importação de mais de 160 mil toneladas de petróleo por ano.

A gigabateria do Tâmega vai fornecer 880 MW de capacidade de bombagem ao sistema eléctrico português, o que implicará um aumento de mais de 30% face aos megawatts de bombagem actualmente disponíveis no país vizinho.

As centrais de bombagem constituem uma salvaguarda para o sistema eléctrico, pois permitem o armazenamento de energia elevando a água de uma albufeira inferior para outra situada mais acima. Isso significa que uma grande quantidade de electricidade pode ser gerada rapidamente, turbinando a água que desce para a albufeira inferior. E tudo isto sem gerar nenhum tipo de emissão poluente para a atmosfera.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.