SICUR acolheu apresentação do concurso europeu para o financiamento de projectos de I&D&I em matéria de segurança

Notícias

O Programa Horizonte Europa atribuirá 1,600 milhões à segurança civil entre 2021 e 2027, A SICUR 2022 acolheu a apresentação do convite europeu para o financiamento de projectos de I&D&I em matéria de segurança.

Durante a conferência, foram apresentadas a estratégia e as oportunidades de financiamento para o ano 2022 dos convites do Programa Europeu “Segurança Civil para a Sociedade” ou do Cluster 3 do Programa-Quadro de I&D&I da União Europeia “Horizon Europe”.

Maite Boyero, a representante espanhola no Comité do Cluster 3, foi a primeira a falar, recordando que o 9º Programa Quadro “Horizonte Europa” está em curso há já um ano.

“É um programa muito ambicioso, com um orçamento total de 95 mil milhões de euros entre 2021 e 2027, dos quais a secção dedicada à segurança civil e à cibersegurança representa cerca de 1,6 mil milhões de euros”.

O convite à apresentação de propostas do Cluster 3, que será aberto em Junho, visa “procurar tecnologias que permitam às agências de aplicação da lei enfrentar os seus desafios diários em todas as áreas”.

Segundo Boyero, o programa tem de responder às ameaças e desafios com uma série de orientações estratégicas chave e fornecer soluções para os diferentes problemas, procurando uma economia baseada numa segurança mais competitiva; pretende também contribuir para a criação de “sociedades mais resilientes, inclusivas e seguras”.

Os objectivos do Cluster 3 incluem também “desenvolver as capacidades das forças de segurança, de emergência e de protecção civil, bem como as relacionadas com a segurança nas fronteiras, alfândegas e cibersegurança”.

Além disso, visa “aumentar a colaboração entre a indústria e o meio académico, desenvolver capacidades para os utilizadores finais, ter um impacto nas políticas de segurança da UE e na criação de mercados”.

Investigação e inovação

No âmbito desta estratégia, Andrea de Candido, Chefe Adjunto da Unidade de Investigação em Segurança (DG HOME) da Comissão Europeia, apresentou um documento de trabalho, publicado pela Comissão Europeia em Dezembro de 2021, sobre “Reforçar a segurança através da investigação e inovação”, que destaca o papel destas actividades no apoio às políticas relacionadas com a segurança.

Observa “o papel crescente das tecnologias nas actividades criminosas e a necessidade de mitigar estas ameaças com estratégias de prevenção, que são continuamente melhoradas e adaptadas”.

O documento explica os passos que estão a ser dados para transformar a investigação e inovação em ferramentas e serviços de ponta à disposição das autoridades de segurança nacionais e da UE.

Observa que o processo inclui a integração dos conhecimentos e perspectivas de todos os intervenientes na investigação e inovação em matéria de segurança; a promoção de uma abordagem prospectiva e baseada nas capacidades em matéria de segurança; e a promoção de sinergias de investimento e a divulgação dos resultados da inovação.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.