CNCS e NAU lançam curso “Consumidor Ciberseguro”

Cibersegurança e InfoSec Notícias Retalho

Num momento em que os incidentes cibernéticos são cada vez mais recorrentes, o uso indevido de dados pessoais e a fraude são riscos que a população receia quando realiza uma compra online. Para ajudar o consumidor a compreender como pode fazer estas compras de forma segura, a Plataforma NAU e o Centro Nacional Cibersegurança Portugal (CNCS) criaram o curso “Consumidor Ciberseguro”. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site https://nau.edu.pt/.

A oferta online de produtos e serviços tem crescido bastante, tornando-se num mercado muito atrativo. Segundo o Eurostat, na União Europeia 74% dos utilizadores de Internet já realizaram compras online.

Em Portugal são cerca de 62% os utilizadores que usam este modelo de compras. O “Consumidor Ciberseguro” pretende dar aos cidadãos o conhecimento essencial que permita reconhecer um website de compras seguro, o meio de pagamento mais adequado e os direitos que têm como clientes na União Europeia.

A formação terá uma duração total de quatro horas, permitindo ao formando fazer a gestão do seu tempo, ao seu próprio ritmo e adequado às suas prioridades.

O plano do curso compreende quatro módulos: os direitos do consumidor, as fraudes online, a plataforma e meios de pagamento e regras e recomendações para compras online seguras. A formação está aberta a partir de 15 de março de 2022 e decorre até 14 de março de 2023.

A plataforma NAU é um projecto pioneiro em Portugal dedicado ao ensino e formação online à distância para grandes audiências, dinamizado pela Unidade da Computação Científica (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

É uma plataforma de MOOC (Massive Open Online Courses) com conteúdos gratuitos e lecionados exclusivamente em português, promovidos em conjunto com entidades de relevo dos sectores público, ensino superior e privado, disponíveis no site https://nau.edu.pt/.


Lançada em 2019, a plataforma procura incentivar a requalificação, a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento pessoal dos portugueses, enquanto contribui de forma significativa para a promoção da língua portuguesa como veículo de transmissão de conhecimento.

Num contexto online e através de um conjunto de serviços digitais partilhados, que visam apoiar o desenvolvimento do ensino e da ciência em Portugal, a NAU conta atualmente com mais de 140.000 registos de utilizadores e mais de 270.000 inscrições nas cerca de 90 edições de cursos já disponibilizadas.

O financiamento do projeto NAU provém do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia e do Programa Operacional Comunitário COMPETE 2020, no âmbito do Quadro Portugal 2020, com o número de projeto 02/SAMA2020/2016.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.