Trabalhadores envolvem-se na prevenção das lesões musculoesqueléticas

Notícias Segurança no Trabalho

A participação activa dos trabalhadores é fundamental para identificar e evitar os riscos de lesões musculoesqueléticas (LME). Um relatório da EU-OSHA explica de que forma os trabalhadores podem contribuir e apresenta métodos de participação para a prevenção das LME.

O relatório aborda factores de sucesso e princípios orientadores para a participação, fornecendo indicadores de políticas e conselhos úteis para as pequenas empresas.

Dez estudos de caso aprofundados apresentam uma participação efetiva em vários setores. Incluem-se como exemplos a participação dos trabalhadores no planeamento de uma carpintaria segura e ergonómica e a formação de trabalhadores hoteleiros como coordenadores de prevenção.

Leia o relatório e a síntese Participação dos trabalhadores na prevenção dos riscos de lesões musculoesqueléticas no trabalho e 10 estudos de caso

Saiba mais: Documento de discussão sobre iniciadores de conversa para o debate sobre LME no local de trabalho: Ergonomia participativa e prevenção de lesões musculoesqueléticas no local de trabalho

Documento de reflexão: Ergonomia participativa e prevenção de lesões musculoesqueléticas no local de trabalho

Ficha informativa: Mapeamento do corpo e dos perigos

Artigo OSHwiki: Realizar uma ergonomia participativa