Indra desenvolve sistema de comunicações por satélite para grandes drones de defesa

Notícias

A Indra, uma das principais empresas de tecnologia, está a desenvolver um sistema de comunicações por satélite que permitirá às aeronaves e drones de grandes dimensões do futuro operar como verdadeiros sistemas de sistemas, realizando a permuta de dados em tempo real para manter a superioridade da missão.

O novo SATCOM da Indra irá oferecer larguras de banda de até 20 megabits por segundo, multiplicando a capacidade de transmissão dos sistemas de bordo mais avançados da atualidade.  

Esta funcionalidade é fundamental para uma geração de aeronaves que deverá transmitir um elevado volume de informação para centros de comando localizados a grandes distâncias e a operar dentro de futuras nuvens de combate, juntamente com múltiplas plataformas terrestres, navais e aéreas.

O sistema será um dos poucos a ser concebido desde o início para obter a certificação de segurança DAL-D (Design Assurance Level-D), que é essencial para controlar à distância grandes drones militares de forma segura.

O novo terminal será totalmente adaptado a plataformas de média a grande dimensão, como o futuro EuroDrone atualmente em desenvolvimento pela Alemanha, Espanha, França e Itália.

Ao transmitir tanto em bandas de comunicações civis como militares (Ku e Ka-band), o terminal oferecerá aos militares a máxima flexibilidade para tirar partido das capacidades dos satélites a que cada utilizador pode aceder em cada região.

O sistema terá um modo de protecção reforçada para resistir a qualquer tipo de interferências. Irá também eliminar o conhecido efeito keyhole, que pode dificultar a ligação a satélites geoestacionários em áreas próximas do equador.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.