A Polícia de Segurança Pública dispõe desde 1982 de polícias especificamente treinados e capacitados para responder a situações de grande violência, incluindo terrorismo.
Estes profissionais integram o Grupo de Operações Especiais da Unidade Especial de Polícia, tendo o primeiro curso tido lugar há 40 anos, percurso histórico retratado numa publicação que se encontra a partir de hoje disponível ao grande público.
«GOE – 40 Anos ao Serviço de Portugal» homenageia todos os que serviram e continuam a servir os N/concidadãos, em nome da segurança pública.
Publicação apoiada pelos Serviços Sociais da PSP e chancela da Guerra e Paz Editores, edição bilingue, em português e inglês, organizada por Francisco Fonseca, que inclui mais de 200 fotografias e relatos que assinalam a efeméride.
Na obra, ficamos a perceber o porquê de o seu lema ser a «Última Razão» e os princípios que os regem. Estes são operacionais que podem passar meses sem serem chamados, mas, quando o alerta de terrorismo ou de criminalidade violenta soa, têm de estar preparados para fazerem o impossível: «correrem para [o local] de onde todos fogem» em cenários que fazem parte da realidade das ações de alta intensidade de polícia nas sociedades democráticas.
É ainda abordada a perspectiva de futuro do GOE, um grupo que, cada vez mais, terá de estar preparado para intervir em cenários de elevada complexidade e incerteza, ante ameaças de alto risco e de elevada impressibilidade, que só forças de elite altamente treinadas e formadas podem travar.
Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.