Os primeiros sinais de incêndio podem ser detectados 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo em condições externas difíceis, num complexo industrial, graças à AVIOTEC, câmara de vídeo acionada por algoritmo.
Riscos para pessoas e instalações
O objetivo fundamental dos fabricantes é a produção eficiente de peças e produtos para entrega a parceiros ou consumidores. No entanto, esses ambientes de trabalho amplos apresentam enormes desafios para os gerentes de segurança. Não acomodam apenas uma grande força de trabalho, cuja segurança ocupacional deve ser protegida de perigos identificados. Os locais normalmente armazenam materiais e instalações valiosos para operações comerciais em depósitos externos no local, sendo que alguns são altamente inflamáveis.
Devido à enorme ausência de soluções eficazes que incluam detecção de incêndios em espaços externos, câmaras de detecção de incêndio inovadoras e confiáveis com tecnologia de ponta são um desenvolvimento bem-vindo para gerentes de segurança responsáveis pela redução de riscos para o pessoal e pela continuidade dos negócios.
O que há no local?
O espaço de armazenamento industrial pode abrigar grandes estoques de substâncias inflamáveis ou combustíveis, como solventes, ou materiais que inflamam rapidamente, como paletes ou aparas de madeira.
Além disso, resíduos combinados de diversas atividades de produção podem ser armazenados em uma área próxima em grandes quantidades, criando uma alta carga para incêndios.
Materiais e equipamentos normalmente armazenados e o tempo de armazenamento são fatores que dependem do setor específicos e das operações, por exemplo
- Celulose e papel: madeira, aparas de madeira, papel, solventes
- Agricultura: fertilizantes, pesticidas, feno, ração animal
- Automotivo: pneus, benzaldeído, materiais de soldagem
- Reciclagem: cartão, papel, plástico, resíduos de substâncias em materiais descartados
Muitas áreas de armazenamento para fabricantes são áreas protegidas, mas abertas, e não armazéns trancados com o exterior à prova de incêndio. Isso torna-as vulneráveis a vandalismo, roubo ou incêndio criminoso causados por intrusos, portanto, medidas de segurança adicionais são essenciais para a proteção das instalações.
Outro risco é que a forte luz do sol, a velocidade do vento ou o armazenamento de misturas perigosas de materiais e substâncias podem causar incêndios ou explosões espontâneos.
O que acontece se um incêndio é iniciado sem ser detectado?
Um edifício industrial é geralmente plano e aberto. As chamas podem ser sopradas pela brisa através de janelas abertas ou pelo movimento, e tecidos, papel, produtos químicos e poeira podem acelerar a propagação do incêndio para uma área mais ampla, incluindo estruturas adjacentes e armazenamento externo. Da mesma forma, um incêndio que começou do lado de fora pode atingir rapidamente os edifícios adjacentes.
A segurança dos funcionários ainda presentes no local durante um incêndio é logo colocada em risco por explosões, queimaduras ou desmoronamento de estruturas. A inalação de fumaça ou vapores tóxicos de substâncias em combustão pode ter um impacto prejudicial de curto ou longo prazo na saúde.
Os custos comerciais dos danos causados por incêndios a complexos de fabricação e sua vizinhança podem chegar a centenas de milhões¹. A produção pode ser interrompida abruptamente ou o fechamento do local pode ser necessário para reparos, reformas ou realocação para locais alternativos. Um incêndio em grande escala em uma fábrica também pode ter um impacto negativo drástico no meio ambiente.
Poucas soluções para os desafios de grandes espaços externos
Embora os sistemas de detecção de incêndio padrão funcionem perfeitamente para proteger pessoas e propriedades em ambientes internos, esses detectores de fumaçã típicos não são eficazes em ambientes externos.
Os tetos altos e a estrutura aberta dos locais de armazenamento ao ar livre muitas vezes não oferecem uma configuração prática para o posicionamento de dispositivos em um intervalo adequado de detecção de incêndio para que possam funcionar de forma confiável.
A área aberta e o ambiente ao ar livre diluem a concentração de fumaça, ou o vento pode redirecionar a fumaça para longe da posição do detector, de forma que ela passe despercebida, dando a impressão de não haver ameaça iminente de incêndio.
A fumaça do cigarro ou da chaminé pode subir, então é captada por um detector de fumaça que sinaliza alarmes falsos frequentes, interrompendo a produção.
Há um grande déficit de soluções que atendam a condições externas difíceis, aumentando assim os riscos nas propriedades de armazenamento de materiais com alta carga para incêndios em construções ao ar livre.
Os gerentes de segurança podem ter uma falsa sensação de segurança ao instalar detectores de incêndio em ambientes fechados e considerar todas as suas instalações como bem-equipadas para segurança contra incêndio, mas se algo se incendiar do lado de fora, perto de instalações de armazenamento de inflamáveis, os alarmes internos de incêndio poderão disparar tarde demais.
A AVIOTEC continua a observar, mesmo em ambientes externos e durante a noite!
Para segurança abrangente contra incêndio num grande complexo industrial, um sistema de detecção e monitoramento deve ser rápido na detecção e no acionamento de alertas imediatos, robusto contra falsos alarmes e más condições meteorológicas e confiável, mesmo com pouca iluminação e durante a noite.
Uma câmara de detecção de chamas ou fumaça que monitoriza uma área e reconhece até os primeiros sinais de combustão lenta oferece uma solução ideal.
A AVIOTEC IP Starlight 8000 proporciona detecção rápida de incêndio e fumaça através de vigilância por vídeo, que funciona com eficácia tanto em ambientes internos quanto externos. A detecção de fumaça por vídeo pode ser instalada onde as câmaras CCTV já estejam posicionadas, de forma que a segurança de todo o local possa ser realizada a partir dos mesmos pontos de fixação, facilitando a instalação e a manutenção. A Intelligent Video Analytics da Bosch é integrada à câmara AVIOTEC, além dos seus algoritmos de detecção de chamas e fumaça. Isso significa que este vídeo inteligente pode fornecer vigilância para a segurança das instalações, bem como monitorizar qualquer sinal de incêndio.
Como os algoritmos podem identificar um incêndio?
Uma combinação de tecnologias cria uma fórmula eficiente para segurança contra incêndios. A AVIOTEC
- usa uma abordagem única de decisão de alarme de IA de última geração em combinação com algoritmos criados manualmente
- funciona de forma confiável em condições de baixa iluminação, pois os iluminadores infravermelhos fornecem uma fonte de luz para a câmera, permitindo que ela capture uma imagem clara de uma área e identifique fumaça e chamas, mesmo à noite
- é extremamente confiável: embora os alarmes de fumaça tradicionais dependam da fumaça a subir para muito perto do dispositivo para ativá-los, a AVIOTEC detecta sinais de incêndio através de análises de vídeo e ativa alertas muito mais cedo. Como a câmara é mais sensível na identificação de um incêndio do que os detectores de fumaça, também é robusta contra alarmes falsos, portanto, o tempo de inatividade da produção é reduzido.
A AVIOTEC é, portanto, a solução completa para segurança contra incêndios e operações comerciais eficientes.
Conteúdo produzido pela Bosch Security