Centralrest implementa sistema de inspecção de segurança e qualidade

Notícias

A Centralrest, parte da Irmãos Monteiro, investiu num novo sistema de inspecção de qualidade e segurança, o Ishida X-Ray. A versatilidade do sistema de inspecção por raios X IX-EN-4093-S da Ishida permitiu ao produtor português de alimentos melhorar ainda mais os seus rigorosos padrões de segurança e qualidade alimentar.

De acordo com a imprensa especializada na área alimentar, a empresa é um dos principais processadores de carne em Portugal, especializada na produção de uma grande variedade de refeições, massas e molhos refrigerados e congelados através da sua marca Prato do Dia.

A empresa instalou originalmente o sistema de inspecção Ishida IX-EN X-ray para inspeccionar potenciais contaminantes metálicos em produtos embalados em tabuleiros de alumínio, uma vez que estes não podiam ser detectados utilizando um detector de metais tradicional.

Contudo, a capacidade da máquina de raios X para detectar uma variedade de outros corpos estranhos, incluindo vidro e plástico denso, significa que a máquina será agora utilizada para inspeccionar produtos embalados noutros materiais também.

Outro benefício notável da IX-EN é a sua muito maior sensibilidade em comparação com o detector de metais que substituiu, como explicou Vítor Melo da Centralrest, “com o Ishida X-ray é possível detectar fragmentos de dimensões muito menores em comparação com o detector de metais, e isto permite-nos ter maior confiança na segurança dos nossos produtos”.

“A capacidade de detectar tanto corpos estranhos metálicos como não metálicos até dimensões muito pequenas permitiu-nos praticamente eliminar queixas desta natureza e, portanto, aumentar a confiança dos consumidores na qualidade dos nossos produtos”, disse Vítor Melo, ao “Innovation Food”.

A sensibilidade do raio X Ishida significa que é capaz de detectar impurezas até 0,3mm de tamanho, enquanto o local de contaminação também pode ser identificado com precisão.

Na Centralrest, o IX-EN está em funcionamento durante cerca de seis horas por dia. A empresa informa que o seu desempenho é muito fiável, e que o sistema é extremamente intuitivo e fácil de operar, com trocas rápidas entre produtos.

“Recebemos um excelente serviço da Diverembal, incluindo formação na máquina para operadores e engenheiros”, concluiu Vítor Melo.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.