Segurança em destaque no World of Material Handling da Linde

Conteúdo Premium Notícias

O “World of Material Handling 2022” (WoMH), evento organizado pela Linde Material Handling, recebeu, na passada semana, na cidade alemã de Mannheim, dezenas de jornalistas de todo o mundo. Sob o lema “o seu caminho é o nosso caminho”, a empresa apresentou as principais novidades em equipamentos de movimentação de cargas, soluções e inovações para a área logística. A segurança esteve em destaque e apresentou-se como uma das principais apostas e preocupações da empresa.

Dentro de uma área de exposições de 17.000m2, a Linde apresentou mais de 100 equipamentos e recriou um fluxo completo de mercadorias para a produção de garrafas de vidro. Desde a recepção de mercadorias até ao armazenamento, recolha, produção e entrega na última milha, demonstrou como o transporte e manuseamento de cargas pode ser resolvido de forma eficiente, segura, ergonómica e sustentável.

Uma das grandes novidades, apresentada pela primeira vez ao mercado, foi o novo sistema de condução Linde Steer Control. O sistema permite conduzir um empilhador com uma pequena roda, do tamanho da palma da mão, ou com um joystick, permitindo um aumento da ergonomia devido à redução do movimento do braço do operador.

O sistema é baseado na tecnologia steer-by-wire. Os comandos de controlo do condutor são convertidos em sinais eléctricos e encaminhados para mecanismos hidráulicos. Com a aposta neste sistema, o condutor do empilhador pode conduzir o veículo com maior precisão, uma vez que a direcção reage de forma mais ou menos sensível, dependendo da velocidade do veículo. Se o empilhador se deslocar mais depressa, a mini roda tem de ser rodada de forma mais rápida ou o joystick tem de ser inclinado mais para o lado para provocar uma certa inclinação da direcção das rodas. Se o condutor reduzir a velocidade do empilhador, o mesmo movimento da mão resulta numa inclinação mais forte da direcção. 

A fim de avaliar os benefícios ergonómicos do Steer Control, a Linde MH realizou um estudo em colaboração com a RWTH Aachen University e a fka GmbH. O foco foi na redução dos movimentos do corpo do condutor e na redução do esforço dos braços e ombros.

Na altura do estudo, os participantes no teste, com idades entre os 19 e os 67 anos, tinham obtido as suas cartas de condução de empilhadores há pelo menos três anos e utilizavam o empilhador diariamente como parte da sua profissão. Foi utilizada uma câmara especial para gravar o alcance do movimento do ombro, cotovelo e pulso e depois analisada.

A utilização tanto da mini roda como do joystick resulta em menos movimento articular no ombro e no cotovelo, em comparação com o volante convencional. “Isto significa que o sistema Linde Steer Control contribui de forma demonstrável para uma maior ergonomia e menos esforço para o condutor”, resume Frank Bergmann, Gestor de Produto de Empilhadores Contrapesados.

“A segurança está no nosso ADN”

Durante a conferência de imprensa, os responsáveis da Linde mostraram-se satisfeitos pela realização desta quarta edição, a qual decorre de dois em dois anos, tendo a última decorrido em 2018. “O mundo está cada vez mais rápido e queremos ajudar os nossos clientes neste desafio (…) é nossa responsabilidade apoiar os clientes e as suas cadeias de abastecimento”. Como destacaram, “queremos ser um fornecedor de soluções”.

A segurança esteve em destaque, sendo muitas as inovações e preocupações da marca com esta questão, não só ao nível da circulação dos equipamentos no interior de um armazém e da sua movimentação e cruzamento com outros equipamentos, como do próprio operador/condutor.

A Linde entende que uma maior segurança traz ganhos de produtividade para as empresas. “A Linde MH sempre trabalhou em soluções que tornam a utilização dos seus produtos mais segura. Estas incluem melhorias na concepção de uma maior visibilidade do condutor nos novos equipamentos, sistemas de aviso eficazes, assistentes técnicos de segurança que intervêm em situações perigosas e veículos à prova de explosão”.

Uma das inovações apresentadas pela empresa é a protecção de pés, introduzida nos porta-paletes de 1,4 e 2T, que evita danos nos pés do operador, levando o equipamento a mudar de direcção automaticamente, assim como o Safety Speed que, dependendo do ângulo, o equipamento anda mais rápido ou mais devagar. De salientar também as barreiras de protecção inclináveis para facilitar processos de manipulação de encomendas no interior do veículo, permitindo que o operador alcance os racks mais facilmente e sem esforço, ou o sistema safety guard que permite uma redução da velocidade do equipamento em caso de detecção de um obstáculo.

Em termos de segurança destaca-se ainda a possibilidade de definição de zonas de segurança no interior de um armazém através do sistema de gestão de frota – connec:zi, bem como o sistema de monitorização da área traseira dos equipamentos com o Linde Motion Detection. Este último sistema foi desenvolvido como recurso opcional de segurança para equipamentos contra-balançados, podendo ser utilizado em equipamentos individuais ou frotas completas. Com os novos sensores de detecção, o equipamento consegue verificar por exemplo a existência de um pilar e reduzir a velocidade automaticamente.

Para os ambientes ATEX, a Linde conta também com veículos e sistemas com protecção contra explosões. A empresa desenvolveu uma aplicação para monitorização de veículos ATEX que indica as condições críticas e fornece indicações concretas ao seu condutor, ou seja, este sabe imediatamente se deve abandonar o veículo e deixá-lo arrefecer ou chamar um técnico.

Simultaneamente, a empresa destacou a robustez dos seus equipamentos, bem como o aumento da visibilidade nos equipamentos com cabine, conferindo uma melhoria e aumento do campo de visão do operador durante a movimentação e realização de operações de carga e descarga de veículos ou armazenagem na estanteria no armazém.

A questão da ergonomia, focada na saúde dos operadores/condutores, também esteve em destaque durante o evento. A empresa destacou não só a aposta nos novos sistemas de condução, como também os sistemas de redução de ruído introduzidos nos porta-paletes através da introdução de três rodas dianteiras, e o aumento do conforto nas plataformas dos equipamentos.

“Vendemos um posto de trabalho porque o operário fica sete a oito horas por dia num equipamento e se estiver feliz aumentará a sua produtividade. Neste sentido, a ergonomia é essencial nos dias de hoje”, apontaram os responsáveis da empresa.

Os produtos e soluções das numerosas empresas parceiras também estiveram em destaque nesta edição. De realçar, as barreiras de segurança da A-Safe encontradas na área “Receção de Mercadorias”, uma estante para cargas pesadas da Bito e o armazém automático de pequenas peças “AutoStore” da Dematic, um dispositivo de pesagem móvel da Ravas localizado na área “Order Picking”, e uma plataforma elevatória da Palfinger podia ser vista na área “Last Mile”.

A Security Magazine viajou à Alemanha a convite da Linde.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.