Smartex tem ferramenta para controlar a linha de produção por meio de detecção de defeitos têxteis em tempo real

Notícias

A Smartex, empresa que desenvolve hardware e software que utilizam machine learning para detectar defeitos têxteis em tempo real, anuncia que levantou uma ronda de 24,7 milhões de dólares.

Estes fundos de Série A permitirão à Smartex expandir o negócio de forma estratégica para novas geografias, continuar a aumentar a equipa e desenvolver linhas de produtos.

Estes produtos vão ajudar fabricantes e marcas de moda a melhorar o controlo de sua produção, aumentar a qualidade e a rastreabilidade dos rolos têxteis.

Este processo de identificação automatizado reduz o desperdício têxtil, emissões de CO2, energia, água, tempo de produção e custo de capital, desligando automaticamente as máquinas de produção para evitar o desperdício de materiais.

“Os nossos clientes estão tão interessados quanto nós com os produtos que estamos a construir”, diz Antonio Rocha, Co-fundador, CTO e vencedor do Web Summit 2021 PITCH Competition.“ Para criar soluções para melhor os atender, estamos sempre a ouvir e abertos ao seu feedback. Juntos, estamos a trabalhar numa nova era de produção de alta qualidade e sem desperdício, que levará a uma maior transparência e rastreabilidade em toda a cadeia de valor têxtil, do fio ao retalho.”.

Os defeitos na indústria têxtil “tendem a ser agravados, quando a malha percorre a cadeia de valor com defeitos que não foram detetados”, aponta a empresa. Esta falha “leva ao descarte ou queima de rolos têxteis inteiros que causam um enorme impacto ambiental e financeiro numa das maiores indústrias do mundo”.

Gilberto Loureiro, cofundador e CEO da Smartex, afirma: “Somos privilegiados por estar numa posição única para agregar valor intrínseco a uma indústria gigante que é fundamental e toca tantas vidas, alimentando a nossa missão de sustentabilidade e produtividade das fábricas têxteis em todo o mundo. Com a nossa tecnologia e talento, seremos capazes de abrir um novo capítulo na indústria da moda e, em última análise, reduzir desperdícios e custos. Todos os esforços são necessários para gerar um impacto positivo à medida que nos esforçamos para resolver este desafio global e contribuir para um mundo mais sustentável.”

Segundo refere a empresa em comunicado “a indústria têxtil e da moda é a 3ª indústria mais poluente do mundo que continua anualmente a produzir uma quantidade monstruosa de resíduos têxteis, sem sinais de desaceleração”.

“Estima-se que 150 mil milhões de peças de vestuário são produzidas anualmente nesta indústria de 3 triliões de dólares. Actualmente, esta indústria corresponde a 20% do desperdício global de água e 10% das emissões globais de carbono”, refere a empresa em comunicado..

A “indústria têxtil opera com margens pequenas e tem uma taxa de defeitos consideravelmente alta”, refere. Actualmente, “depende da visão humana e da inspecção manual para detetar os defeitos têxteis”.

A Smartex “garante aos fabricantes têxteis o controlo da linha de produção por meio de detecção de defeitos têxteis em tempo real, análise de dados e alertas”.

Outros investidores nesta ronda incluem H&M Group, DCVC, SOSV’s HAX, Spider Capital, Momenta Ventures, Bombyx Capital Partners, Faber e Fashion for Good com os quais a Smartex iniciou vários projectos com seus parceiros, como o Grupo Kering (Gucci, Balenciaga, etc), PVH (Tommy Hilfiger, Calvin Klein, etc), Pangaia e outros. Antes a sua ronda seed de $2.9M em 2019 foi co-liderada por DCVC e Spider Capital.

Os clientes incluem líderes na produção de tecidos de malha, como Tintex Textiles, Familitex, Toraman Tekstil, Ekoten, entre muitos outros. Durante um caso de estudo em vídeo, Mário Jorge Silva, Fundador da Tintex Textiles & HATA, afirma que “a Smartex – com a sua inteligência artificial e processos de rastreabilidade – é uma solução economicamente viável porque não só poupa tempo como antecipa e ajuda na eliminação de problemas que podem surgir mais tarde.”

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.