ADSP manifesta “apreensão” sobre saída de director de segurança do SCP

Notícias

A Associação dos Directores de Segurança de Portugal (ADSP) manifestou, através de um comunicado, a sua apreensão perante a notícia avançada pelo jornal “Record”, relativa à saída do director de segurança, Rui Pereira, do Sporting Club de Portugal (SCP).

No comunicado, a ADSP coloca “em causa a importância” que alguns dirigentes desportivos dão ao papel de um director de segurança. Como aponta, ao director de segurança / gestor de segurança deve ser dado o empowerment necessário para o desempenho das suas funções, não podendo este estar sujeito ao escrutínio de chefias intermédias”, as quais “não terão aptidões para o efeito, nem nunca serão responsabilizados por eventuais situações que ocorram no seu espaço”.

Na notícia daquele jornal é apontada que a saída de Rui Pereira está relacionada com a gestão do estádio José Alvalade, “nomeadamente na renovação de equipamento se segurança”. Na sequência desta informação “a direcção da ADSP manifesta-se preocupada com o alegado motivo”, uma vez que, “cada vez mais, o director de segurança, sendo considerado parte indispensável do conjunto de medidas que visam proteger a sociedade e defender os direitos e interesses legítimos dos cidadãos, neste caso concreto no desporto”, não nos parece correcta – tomando como boa a notícia do dito jornal – que o directo de segurança seja o elo mais fraco e que tenha de sair por alegadas «divergências sobre diversos aspectos relacionados com a gestão do estádio de José Alvalade»”. Principalmente quando o que estaria em causa seria “a modernização de equipamentos e sistemas de segurança, ou seja, quando está em causa o desempenho eficaz da função de diretor de segurança, nomeadamente, facultar ferramentas às autoridades públicas para que se consigam identificar eventuais instigadores de violência nos respectivos espaços”.

A ADSP deixa ainda, no seu comunicado, várias questões: “estando o tema na ordem do dia, terá o director de segurança se sacrificar para a segurança de todos os utentes daquele espaço? Para este extremar de posições, estarão reunidas, de facto, todas as condições de segurança daquele complexo e a todo o momento?”

Rui Pereira tem uma carreira ligada à segurança (safety e security) na área desportiva, tendo desempenhado funções de head of safety and Security do Sport Lisboa e Benfica, entre 2008 e 2019, e participado do Local Organization Commitée , como stadium safety and Security manager da final em Lisboa da UCL em 2014. Além disso, é docente na Universidade Autónoma.

Imagem: Linkedin

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..