Luz Saúde é primeiro grupo da área da saúde a integrar rede nacional CSIRT

Cibersegurança e InfoSec Notícias Saúde

O grupo Luz Saúde passou a integrar, desde Março, a rede nacional CSIRT (Computer Security Incident Response Team), sendo, segundo a consulta da Security Magazine, o primeiro grupo a nível nacional na área da saúde a integrar esta rede.

Criada em 2008, esta rede visa estabelecer laços de confiança entre elementos responsáveis pela segurança informática de forma a criar um ambiente de cooperação e assistência mútua no tratamento de incidentes e partilha de boas práticas de segurança. A rede conta já com 61 entidades. Na área da saúde, destaque para a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Sáude que integra a rede desde 2020.

O CSIRT@LuzSaúde tem como missão “assegurar um serviço de resposta a incidentes de segurança informática, através de monitorização e aplicando as boas praticas de segurança de diversas tecnologias. É responsável pela promoção de uma cultura de segurança informática”.

O CSIRT@LuzSaúde é responsável “por resposta a incidentes de segurança informática relacionados com funcionários, equipamentos informáticos e todos os domínios do grupo Luz Saúde”, num total de 23 domínios e subdomínios.

O CSIRT@LuzSaúde responde a incidentes nas áreas de segurança informática, nomeadamente na intrusão ou tentativa de intrusão, nomeadamente código malicioso, disponibilidade, recolha de informação, tentativas de intrusão, intrusão, segurança da informação, fraude, conteúdo abusivo e vulnerabilidades.

Além disso, efectua actividades como alertas, configuração e manutenção de ferramentas de segurança, aplicações e infra-estruturas, análise de vulnerabilidades, disseminação de informação relacionada com segurança, acompanhamento da evolução tecnológica e tendências, análises de intrusão.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..