Cibersegurança: App Cybercomm já está em funcionamento na TAP e CTT

Cibersegurança e InfoSec Notícias Produtos

Já em funcionamento na TAP e CTT, estima-se que a aplicação Cybercomm impacte mais de 100 mil profissionais no sector público e privado para capacitação no reforço do profissional e cidadão ciberseguro. Em breve, irá chegar a várias instituições públicas e privadas, entre as quais a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Administração Regional de Saúde do Norte, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Ministério da Justiça e Banco Montepio.

A aplicação Cybercomm foi desenvolvida pela Microsoft Portugal e pela Devscope, em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança. A solução visa formar e alertar trabalhadores das organizações públicas e privadas para riscos e boas práticas de cibersegurança, refere a Microsoft em comunicado.

Disponível no Microsoft Teams, a aplicação inclui um feed com alertas do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), mas também prevê a divulgação de conteúdos informativo do CNCS em temas como phishing, ransomware, boas práticas sobre passwords, desinformação, entre outros e permitirá, ainda, enviar de forma massiva e em poucos minutos a comunicação de alertas aos colaboradores em caso de incidentes de cibersegurança. Desta forma, pretende-se reforçar a cultura de segurança digital nas organizações e minimizar o impacto dos ciberataques.

Para Manuel Dias, Director Nacional de Tecnologia da Microsoft Portugal: “a cibersegurança é um direito e dever de todos. Perante o estado actual de segurança cibernética, com o número de ataques a crescer em número e sofisticação, atingindo todos os sectores de actividade económica e a Administração Pública, é essencial que os trabalhadores estejam informados e preparados para enfrentar as ameaças. Com a Cybercomm, queremos ​que as organizações portuguesas tenham acesso facilitado a ferramentas de capacitação dos seus trabalhadores para que estejam melhor informados, e por isso mais protegidos.”

Já para Rui Barbosa, CEO da Devscope: “a Cybercomm é uma solução única no mercado que combina a experiência da Devscope na área da inteligência artificial com a robustez da plataforma Microsoft Teams e a credibilidade dos conteúdos do CNCS. Estamos convictos que esta solução vai fazer a diferença na forma como as organizações comunicam internamente sobre cibersegurança e formam os seus trabalhadores nesta matéria tão crítica. Estamos confiantes que este projecto poderá escalar e vamos naturalmente trabalhar na incorporação de automação e inteligência artificial na solução.”

Em 2022, segundo a Polícia Judiciária, os crimes informáticos representaram mais de metade (52%-55%) da criminalidade total em Portugal. A nível global, entre Julho de 2021 e Junho de 2022, a Microsoft registou cerca de 921 ataques a passwords, por segundo, um aumento de 74% face ao ano homólogo anterior, e cerca de 710 milhões de emails de phishing bloqueados por semana. Mais informações no Relatório de Defesa Digital da Microsoft.

Este artigo faz parte da edição especial. Para ler artigos como este, subscreva a nossa newsletter semanal.