Videovigilância vai mais longe com uso da IA

IA Notícias Segurança Electrónica Videovigilância

A i-PRO Co., Ltd. (anteriormente Panasonic Security), empresa global de soluções de segurança profissional para vigilância e segurança pública, partilhou as suas quatro principais previsões para a indústria da segurança física em 2024.

A aprendizagem no local de IA personalizável inaugura o próximo nível de adoção de IA

2024 verá novos aumentos na adopção de IA no mercado de segurança física. Embora as câmaras de segurança baseadas em IA tenham conseguido reduzir significativamente os erros através da detecção fiável de humanos e veículos durante algum tempo, a próxima fase da IA será irresistível para as empresas famintas de dados.

Actualmente, a tecnologia permite que os integradores e os utilizadores finais treinem a análise de IA de uma câmara no local para reconhecer objectos únicos que são importantes para uma empresa rastrear ou contar.

A formação de IA no local de dispositivos de ponta pode aumentar ainda mais a precisão, reconhecendo logótipos em veículos ou uniformes, contando aviões, empilhadores, carrinhos de bebé, etc.

Este novo fluxo de dados de inteligência empresarial, recolhido directamente utilizando o processamento de ponta nas câmaras de segurança, permitirá fluxos de trabalho mais automatizados, aumentando simultaneamente a eficiência operacional e melhorando a qualidade do serviço.

Os sistemas baseados em IA poderão em breve detectar quando as pessoas precisam de assistência ou avisar quando um piso está molhado para evitar que as pessoas escorreguem, por exemplo.

A tecnologia em rápida mudança exige investimentos escaláveis, flexíveis e à prova de futuro

As organizações estarão sob maior pressão em 2024 para investir em soluções que não se tornem obsoletas pouco tempo depois de serem instaladas, ou que as limitem através de plataformas fechadas.

A i-PRO aconselha a procura de fornecedores e fabricantes com plataformas abertas que colaborem livremente com vários fabricantes terceiros. O equipamento deve ser concebido para tirar partido da evolução da IA e da análise sem actualizações de empilhadores.

Ao concentrarem-se na adaptação, actualização e integração do equipamento existente com a nova tecnologia numa abordagem faseada, as empresas podem maximizar a vida útil do equipamento existente, ao mesmo tempo que acrescentam novas capacidades, tais como levar a IA a dispositivos que não são de IA.

Mais potência chega à periferia

Em 2024, haverá ainda mais potência na periferia. As câmaras com processadores potentes serão capazes de efectuar mais processamento de dados de vídeo do que nunca.

Em breve, os dispositivos periféricos poderão colaborar e combinar os seus recursos de computação de forma semelhante aos actuais racks de servidores na nuvem. Isto permitirá um aumento significativo das capacidades de processamento sem sobrecarregar a rede e a infraestrutura de apoio.

As despesas com o servidor de backend manter-se-ão relativamente baixas, uma vez que mais processamento de análises baseadas em IA ocorre em dispositivos de ponta, como câmaras, e menos vídeo é transmitido de volta para os servidores para análise. O processamento de ponta melhorado também tornará os sistemas baseados na nuvem mais eficientes e menos dispendiosos de operar.

A privacidade e a cibersegurança são objecto de um escrutínio ainda maior

A IA e os seus subconjuntos serão objecto de um maior escrutínio no próximo ano, à medida que forem promulgadas ordens executivas e leis em todo o mundo para reduzir ainda mais as violações da privacidade e da propriedade dos dados pessoais.

Esta tendência terá impacto no sector da segurança. As organizações terão de demonstrar transparência e conformidade face às alterações legislativas e às melhores práticas que podem mudar rapidamente. Por este motivo, é crucial trabalhar com fornecedores e fabricantes que tenham um historial comprovado de desenvolvimento com a privacidade desde a conceção como um princípio fundamental.

Com tantos dados úteis sendo coletados com a ajuda da IA, garantir que os dados privados permaneçam privados também requer a melhor segurança cibernética da categoria.

O equipamento de videovigilância terá de suportar normas em evolução como a FIPS 140-2 nível 3 do NIST e a mais recente norma 140-3 para garantir que o sistema de segurança não se torna um vector de ataque.

Globalmente, as práticas de confiança zero, que validam todas as transacções entre dispositivos e pessoas, estão a ser cada vez mais exigidas. Por exemplo, a Casa Branca dos EUA exigiu a conformidade federal com uma arquitectura e concepção de confiança zero até 2024.

Esta mudança federal na política dos EUA terá efeitos em cascata em qualquer organização que faça negócios nos EUA. A i-PRO também prevê que os EUA aprovem uma versão da “Lei Americana de Privacidade e Proteção de Dados”, redigida em 2022, dando algumas protecções semelhantes ao GDPR aos cidadãos dos EUA este ano.