VisionWare anuncia acordo estratégico de cooperação com a Universidade de Coimbra

Cibersegurança e InfoSec Ensino Notícias

A VisionWare, empresa tecnológica portuguesa dedicada à Segurança de Informação e Cibersegurança, e a Universidade de Coimbra (UC), instituição de ensino superior reconhecida pela qualidade do seu ensino em diversos campos, especialmente na área das Tecnologias de Informação (TI), oficializaram um acordo de protocolo de parceria.

Além da normal cooperação académica e empresarial, principalmente na vertente do recrutamento, esta aposta prevê ainda a submissão conjunta de candidaturas a programas de financiamento da União Europeia (UE), no contexto de futuros consórcios e projetos europeus.

Com este projecto, a tecnológica portuguesa quer estabelecer um contacto mais próximo com os alunos e, simultaneamente, colmatar não só a escassez de talento na área das Tecnologia de Informação e Comunicação que se faz sentir em Portugal, assim como investir no desenvolvimento de competências essenciais a um sector com cada vez maior peso na economia global.

A cooperação será extensível a todo o universo e ecossistema da UC, com particular enfoque na estreita interação com a FCTUC – Faculdade de Ciências e Tecnologia – e o DEI – Departamento de Engenharia Informática.

“Esta parceria com a Universidade de Coimbra é mais um dos objetivos que tínhamos definido, e que serve para dar resposta às exigências do mercado ao nível dos recursos humanos, contribuindo para uma das áreas cada vez mais cruciais para a nossa sociedade”, refere Bruno Castro. O CEO e fundador da VisionWare faz igualmente questão de destacar que “é através da aproximação ao meio académico e empresarial que conseguiremos responder ao mercado, e desta maneira formar e disponibilizar cada vez mais e melhores profissionais, mais e melhores serviços”. “O estreitamento de relações entre agentes económicos e a academia é essencial para dar maior robustez ao setor das TIC, em particular, à área específica da cibersegurança, conseguindo-se desta forma identificar e reter os melhores talentos “, remata o responsável.

“A Universidade de Coimbra tem investido na convergência académica/empresarial e no estreitar das relações com empresas de referência, permitindo que melhorem a sua capacidade de inovação e competitividade, porque acreditamos que a produção e transferência de conhecimento para a sociedade é uma parte essencial da nossa missão”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão, acrescentando que a parceria com a VisionWare “representa uma oportunidade para os estudantes complementarem a sua aprendizagem académica e enriquecerem o seu currículo”.

A comemorar em 2023 os seus 18 anos desde a fundação, a VisionWare junta a Universidade de Coimbra ao seu já extenso histórico de parcerias estratégicas em Portugal e além-fronteiras, nomeadamente, com a Universidade do Algarve, o Instituto Politécnico de Leiria e Bragança, Instituto Piaget (Portugal e Cabo Verde), a Universidade Lusófona do Porto, a Universidade Pública Cabo Verde e a Universidade de Mindelo (Cabo Verde). Fundada e idealizada por Bruno Castro, este protocolo de parceria detém ainda um cariz pessoal/emocional para a VisionWare, já que o seu CEO é licenciado em Engenharia Eletrotécnica desde 2000, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e Mestre em Engenharia Informática (Segurança Informática), pela mesma faculdade, em 2001, participando regularmente como docente convidado nesta instituição.

Credenciada pela NATO, a VisionWare é reconhecida como detentora de elevado know-how e capacidade técnica por instituições portuguesas e internacionais tendo estado envolvida em diversos projetos apoiados pela União Europeia. Entre as suas principais áreas operacionais e técnicas, destaca-se o crescimento acelerado e contínuo das suas equipas convergentes de Cyber, Privacy & Legal, Ethics & Compliance, SOC (Security Operations Center) & CSIRT (Computer Security Incident Responde Team) bem como da sua área emergente de Strategic Intelligence & Risk Analysis.

Recentemente, a VisionWare anunciou os seus resultados financeiros de 2022, tendo atingido um volume de negócios de quatro milhões de euros, equivalente a um crescimento de 22% face ao período homónimo. A empresa dedicada à segurança de informação e cibersegurança revelou ainda que, o negócio internacional representa já 10% da sua facturação, com destaque para os serviços de cibersegurança, compliance e security operation center “as a service”.

Este artigo faz parte da edição especial. Para ler artigos como este, subscreva a nossa newsletter semanal.