Apresentado sistema integrado de videovigilância do Cávado

Notícias Videovigilância

A Comunidade Intermunicipal do Cávado apresentou, esta semana, o sistema integrado de videovigilância para prevenção de incêndios florestais no território do Cávado. A apresentação decorreu nas instalações do comando sub-regional de operações de socorro do Cávado na Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil de Braga.

Financiada a 75% pelo programa operacional sustentabilidade e eficiência no uso de recursos, a candidatura permitiu a instalação de quatro torrer de videovigilância – torre de S. Isabel, Oural, S. Gonçalo e Airó – e a instalação de equipamentos de visualização / operacionalização nos centros de gestão e controlo da Guarda Nacional Republicana – comando territorial de Braga e comando sub-regional da ANEPC, que permitem a cobertura do território do Cávado na ordem dos 70%.

Este sistema, que representa um investimento global de 477 973,87 Euros, centrou-se no desenvolvimento de uma estratégia regional que permite minimizar os impactos dos incêndios florestais, potenciando os meios disponíveis para a sua vigilância, detecção, combate e apoio à decisão.

Tendo as entidades presentes reconhecido que este projeto é, até à data, o único sistema de videovigilância em funcionamento no distrito de Braga e em algumas das sub-regiões vizinhas, consideram importante replicar este modelo em articulação com as estruturas de vigia já existentes no terreno.