Sicurezza 2023 decorre este mês em Itália

Notícias

Com 347 empresas expositoras de 31 países diferentes, sendo os principais participantes estrangeiros provenientes da China, França, Alemanha, Espanha e Reino Unido, a SICUREZZA 2023 (Fiera Milano, 15-17 de Novembro) prepara-se para apresentar as mais avançadas soluções de segurança e incêndio destinadas a proteger bens, propriedades e pessoas. Números que provam que a oferta está bem representada e que confirmam a feira como o principal evento em Itália e um dos principais do sector na Europa.

A apoiar ainda mais o desenvolvimento internacional está o projecto incoming que, para além das dezenas de milhares de operadores comerciais visitantes, permitirá aos expositores encontrarem-se com 120 hosted buyers de 36 países em reuniões one-to-one, seleccionados por área geográfica e elevada capacidade de consumo pela Fiera Milano em cooperação com a Agenzia ICE (Comissão de Comércio Italiana) do Egipto, Tunísia, Turquia, África do Sul e Emirados Árabes Unidos, os principais mercados potenciais para as soluções em exposição.

Com um volume de negócios de 3,3 mil milhões de euros, em 2022 o mercado italiano recuperou o ímpeto, registando – de acordo com os dados da Anie Sicurezza – um aumento anual de +11,4% no volume de negócios agregado em valores correntes.

A tendência é transversal a todos os sectores de produtos, com um impulso mais sustentado para a videovigilância (+16,1%) e o combate a incêndios (+10,4%); a deteção de intrusão também está em ascensão, embora ainda não tenha atingido os níveis pré-pandémicos. O mercado interno registou um crescimento positivo (+10,6%), beneficiando sobretudo do ciclo de expansão dos investimentos na construção, tanto residencial como pública.

O crescimento nos mercados externos foi sustentado (+22,8%), embora a percentagem das vendas ao exterior no volume de negócios total tenha permanecido modesta e seja ligeiramente superior a 12% em 2022.

O primeiro semestre de 2023 também confirmou a tendência ascendente, que, nos segmentos de produtos representados, está fortemente exposta às macrotendências da cibersegurança, que, de um problema relacionado com as TI, evoluiu de facto para um desafio central para a gestão do risco e do desempenho empresarial.

A digitalização, os novos sistemas inteligentes, integrados e personalizados, o smart-building e o smart-city, combinados com o tema intersectorial da segurança dos dados, serão o foco principal de todo o evento, que atravessa todas as componentes de produtos da indústria: CCTV, Deteção de Intrusão, Segurança contra Incêndio, Controlo de Acesso, Segurança Passiva.

A oferta dará destaque às soluções mais inovadoras, desde as câmaras de ultra-alta resolução, com sistemas avançados de análise de vídeo e de inteligência artificial (IA) a bordo, até às soluções digitais e integradas de detecção de intrusão, desde o controlo de acesso “as a service” até às soluções de combate a incêndios numa plataforma digital, que podem ser controladas e mantidas à distância.

O programa de formação está recheado, proporcionando uma oportunidade única para debater as soluções mais avançadas, desenvolver novas competências e manter-se actualizado sobre tendências, regulamentos e cenários. Uma proposta que faz do SICUREZZA não só um evento fundamental para o desenvolvimento de negócios e networking, mas também um espaço de formação profissional para os vários profissionais do sector.

Do papel das tecnologias na gestão da segurança nas smart cities à evolução regulamentar na segurança contra incêndios, dos novos desafios da segurança privada ao tema da contratação pública de segurança, da certificação de produtos à certificação profissional, a agenda oferece encontros adaptados às necessidades de todos os profissionais. Haverá seminários técnicos e de produtos para instaladores, projectistas e integradores de sistemas, bem como seminários para gestores de segurança. Os funcionários da Administração Pública também poderão explorar temas cruciais como as comunidades de energias renováveis e a cibersegurança na gestão das autarquias locais.

O tema da cibersegurança, um desafio urgente e complexo que envolve todos os sectores, será explorado num espaço dedicado, a Cyber Security Arena, uma área de formação criada com o apoio da Business International, a divisão de conteúdos da Fiera Milano.