GNR assume presidência da High Risk Security Network

Notícias

Decorreu, no dia 16 de novembro, a cerimónia de tomada de posse da presidência da High Risk Security Network pela Guarda Nacional Republicana, através do Grupo de Intervenção de Ordem Pública da Unidade de Intervenção da GNR, sucedendo ao Grupo de Acción Rápida da Guardia Civil.

A EU High Risk Security Network é uma rede europeia de forças uniformizadas especializadas em operações de alto risco e com competência para prevenir, detectar, proteger e reagir a incidentes violentos ou atos terroristas direcionados a pessoas ou infraestruturas em espaços públicos.

A rede foi estabelecida como parte do EU Action Plan Union for Security: Protection of Public Spaces com o desígnio fundamental de fomentar e apoiar a partilha de táticas, técnicas e procedimentos e outras boas práticas e detalhes operacionais para reforçar a resiliência dos Estados Membros.

A Guarda assume, portanto, a responsabilidade de presidir esta rede de peritos (que integra representantes de forças policiais de natureza militar e civil) pelo período de 2 anos (2024 e 2025), reforçando o posicionamento estratégico da Instituição no vetor da segurança em território europeu.

Integram a rede 28 membros de 21 países; 2 organizações; 9 membros associados e outros observadores. Para além dos representantes europeus, conta ainda com a participação do Federal Bureau of Investigation (FBI) dos EUA e de Forças Policiais do Gana, Quénia e Senegal.