SEDEXPO começa amanhã na Galiza

Notícias

A 2ª Feira Internacional de Segurança, Defesa e Emergência, SEDEXPO 2023, abre as suas portas amanhã no centro de exposições Feira Internacional de Galicia ABANCA. O carácter dinâmico da exposição e o elevado nível do seu programa de actividades fazem com que se destaque uma vez mais.

A área de exposição contará com 209 empresas expositoras de 24 países, das quais 83 são expositores directos de dez países, Alemanha, Espanha, França, Israel, Itália, Letónia, México, Holanda, Paquistão e Portugal, e ocupará uma superfície de 3.616 metros quadrados líquidos, que somados aos destinados a actividades serão mais de 28.000 brutos.

Estes números significam que os expositores directos ocuparão mais 5,4% de espaço e serão provenientes de mais 42% de países do que na edição anterior, sendo que o número de empresas estrangeiras presentes também aumentou 29%.

Esta exposição, na qual as áreas de segurança e emergências serão mais desenvolvidas, mostrará equipamentos e sistemas de segurança pública e privada, material para as Forças e Corpos de Segurança do Estado, Proteção Civil e Emergências; equipamentos de proteção individual, tecnologia aplicada, ferramentas de cibersegurança, análise e inteligência; soluções de prevenção de riscos ocupacionais, equipamentos de emergência, dispositivos de deteção e extinção de incêndios, robótica, aeronáutica, simulação e serviços de consultoria e engenharia, entre outros.

O evento conta, desde o seu comité organizador e como colaboradores, com o apoio de cerca de vinte entidades, grupos e departamentos da Junta da Galiza e da Administração Central. Também conta com o patrocínio da Iniciativa Civil UAVs, uma iniciativa estratégica liderada pela Junta da Galiza, que tem como objectivo promover soluções inovadoras baseadas em veículos aéreos não tripulados (UAVs).

Estas entidades, para além das Forças de Segurança do Estado e de numerosas empresas, organizarão um programa com uma multiplicidade de propostas.

O programa de actividades da Sedexpo 2023 destacar-se-á tanto pela qualidade das suas conferências técnicas como pelas suas magníficas demonstrações e simulações.

As demonstrações consistirão em verificar in situ as funcionalidades de produtos e sistemas que só podem ser vistos de forma estática noutras feiras, enquanto as simulações permitirão conhecer as capacidades e o trabalho das diferentes organizações de emergência e das Forças e Corpos de Segurança do Estado.

A feira contará com mais de 50 conferências, enquadradas numa vintena de jornadas técnicas e no II Congresso Internacional de Incêndios Florestais da Galiza Interlumes, organizado pela Consejería Regional de Campesinato.

Para além da participação de especialistas de renome nas áreas da segurança, defesa e emergências, os temas abordados serão de especial interesse, incluindo soluções inovadoras para a localização de pessoas perdidas através de veículos aéreos não tripulados, o presente e o futuro da segurança privada e dos drones, e a proteção executiva público-privada, os programas europeus de I&D&I em matéria de segurança e emergência, os mitos dos tiroteios, a proteção civil em situações de emergência, os incêndios florestais de sexta geração, a segurança dos espaços públicos ameaçados pelo terrorismo, os desafios e as soluções em matéria de segurança, os embustes em situações de emergência e a evolução de uma fábrica de eletrónica industrial para a necessária excelência do sector da defesa.

Além disso, haverá workshops sobre suporte básico de vida e desfibrilhação externa semi-automática, apresentações como a dos sistemas de gestão de grandes volumes de operações com drones, assembleias e reuniões.

Haverá também numerosas demonstrações que permitirão aos visitantes ver os produtos expostos em funcionamento, como um salvamento aquático com um veículo aquático elétrico, um posto de comando avançado para a coordenação de serviços públicos, privados e de saúde em eventos, vários drones e a aplicação Alertcops.

Haverá também simuladores, como o simulador de condução de ambulâncias 3D em realidade virtual ou um simulador para práticas extremas de alto stress em tiro simulado, concebido para que as forças policiais, as forças especiais e as forças de segurança consigam um melhor treino com cenários dinâmicos baseados em inteligência artificial e instrução tática.

Além disso, o Roadshow do Instituto Nacional de Cibersegurança (INCIBE), uma experiência destinada a oferecer formação a todos os cidadãos em matéria de cibersegurança através de várias actividades e espaços, como uma área de gamificação, palestras, workshops, uma sala de paisagens ou uma área de jogos, também fará uma paragem na feira.

As simulações realizadas pelo helicóptero Pesca 1 da Guarda Costeira galega consiste na recolha de um ferido em terra para ser transferido para o hospital, e pela Guarda Civil, que simulará a intervenção num rapto com uma faca e em que participarão diferentes meios, incluindo um helicóptero. Haverá também um exercício de extinção de incêndios com um ataque combinado de meios aéreos e terrestres para defender uma casa isolada e manobras de auto-proteção, organizado pela Junto da Galiza, e um exercício sobre as futuras capacidades da unidade operacional de drones da Agência Galega de Emergência (AXEGA) na busca de pessoas desaparecidas.