Aumentando a Produtividade – Domine seu tempo e realize suas ações com energia e foco

Notícias Opinião

Por Glaucia Freitas

No mundo agitado em que vivemos, a busca por uma maior produtividade se tornou essencial para lidar com as demandas diárias. No entanto, muitas vezes encontramos-nos sobrecarregados, com a sensação de que o tempo está a escorrer pelos dedos.

Tudo em que focamos, cresce! Sendo assim, precisamos de estratégias eficazes para dominar o tempo no dia a dia, aumentar a energia e manter o foco nas ações, permitindo que alcance níveis mais altos de produtividade e satisfação pessoal.

Defina metas claras e prioridades. Comece definindo metas claras para o que deseja alcançar em curto e longo prazo. Estabeleça metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Isso ajuda a ter uma direção clara e a trabalhar organizado para atingir os objetivos.
Em seguida, estabeleça prioridades e identifique as tarefas mais importantes. Concentre os seus esforços nas atividades que têm maior impacto em seus objetivos, evitando a dispersão de energia em tarefas menos relevantes.

Planeie o seu dia com antecedência:
Invista tempo em planeamento. Reserve alguns minutos no final de cada dia para organizar as suas tarefas para o dia seguinte. Liste as atividades que precisam de ser realizadas e estabeleça uma ordem de execução. Ter um plano prévio permite que comece o dia com clareza e evite desperdício de tempo tentando decidir o que fazer em cada momento.

Utilize técnicas de gestão de tempo:
Existem diversas técnicas de gestão de tempo que podem ser aplicadas para aumentar a eficiência e a produtividade.
Algumas delas incluem:
Aprender a administrar o seu tempo de forma eficiente, criando um cronograma para as suas atividades e estabelecendo períodos de trabalho focado e pausas regulares.

Técnica Pomodoro: trabalhe em períodos de 25 minutos com foco total, seguidos por pequenas pausas de 5 minutos. Após completar quatro ciclos, faça uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos.
Matriz de Eisenhower: classifique as tarefas em quatro categorias – urgentes e importantes, importantes, urgentes e não importantes, não urgentes e não importantes.
Dê prioridade às atividades que se enquadram na categoria “urgentes e importantes”.

Método GTD (Getting Things Done): Utilize listas de tarefas ou aplicativos de gestão para acompanhar e priorizar as suas atividades diárias. A organização ajuda a evitar distrações e a manter o controle sobre suas responsabilidades. Organize e defina ações claras para cada uma e revise constantemente suas listas para garantir que nada seja esquecido.

Aprimore suas habilidades: Investir em desenvolvimento profissional, seja através de cursos, workshops ou treinamentos, pode ajudar a aprimorar suas habilidades e conhecimentos, tornando-o mais eficiente em suas tarefas.

Faça a gestão das distrações:
As distrações são um dos principais obstáculos para a produtividade.
Identifique as fontes de distração em seu ambiente de trabalho e tome medidas para minimizá-las. Desative notificações desnecessárias no seu telemóvel ou computador, defina horários específicos para verificar e-mails e redes sociais, e crie um ambiente livre de distrações sempre que possível.

Cuide de sua saúde física e mental: Cuide de si mesmo, uma boa saúde física e mental é essencial para o desempenho no trabalho. Garanta que tem uma dieta equilibrada, faça exercícios regularmente e reserve tempo para relaxar e recarregar as energias.
A energia e o foco estão diretamente relacionados à sua saúde física e mental.
Certifique-se de dormir o suficiente, alimentar-se de forma saudável e praticar exercícios regularmente. Faça pausas durante o dia para relaxar e recarregar suas energias.

A meditação e a prática de mindfulness também podem ajudar a melhorar a clareza mental e a concentração.

O que é Mindfulness, a palavra pode ser traduzida como “atenção plena”, é a prática de se concentrar completamente no presente. Em atenção plena, as preocupações com passado e futuro dão lugar à uma consciência avançada do “agora”, que inclui percepção de sentimentos, sensações e ambiente.

Aumentar a produtividade requer esforço, disciplina e uma abordagem estratégica em relação ao tempo e às tarefas. Ao dominar o seu tempo, estabelecer metas claras, utilizar técnicas de gestão de tempo, gerenciar distrações e cuidar de sua saúde, poderá realizar ações diárias com maior energia e foco, alcançando resultados mais significativos em todas as áreas de sua vida. Lembre-se de que a produtividade não se trata apenas de fazer mais, mas sim de fazer o que realmente importa de forma eficiente e com propósito.

Reconhecimento e recompensas: Não espere o reconhecimento do seu gestor/ líder, na maioria das vezes essa expectativa gera frustração e desmotivação. Mude já, tenha foco no seu próprio reconhecimento, celebre as conquistas individuais e coletivas, reconhecendo o bom trabalho e esforço que dedicas a cada dia. Sabes o quanto caminhou para chegar até ali.
Melhorar o desempenho no trabalho e aumentar a produtividade são objetivos essenciais para alcançar o sucesso profissional.
Colabore com a equipa, trabalhar em equipa pode levar a melhores resultados e maior produtividade. Esteja disposto a colaborar, compartilhar conhecimentos e apoiar colegas quando necessário.
Aprenda a dizer “não”! Preocupe-se com a forma que vai dizer o “não”, como dizer o “não”! Saiba reconhecer os seus limites e aprenda a dizer “não” a tarefas adicionais quando já estiver sobrecarregado. Dizer “não” para o outro é dizer “sim” a si mesmo.
Priorize suas responsabilidades existentes antes de assumir novos compromissos.
Utilize ferramentas e tecnologias que possam facilitar a gestão de tarefas, agendamento de reuniões, comunicação com colegas e compartilhamento de documentos.
Avalie o seu desempenho, periodicamente, avalie os seus resultados e identifique áreas de melhoria.
Use essas avaliações como base para ajustar suas estratégias e continuar progredindo.
O aumento da produtividade é um processo contínuo e não acontecerá da noite para o dia.
Com disciplina, organização e foco, você pode gradualmente melhorar seu desempenho no trabalho e alcançar seus objetivos profissionais.

Bom trabalho!