A Docks Logistics Spain, empresa espanhola de logística, com mais de um século de experiência, escolheu a nuvem da Microsoft para a migração dos seus serviços on-premises. Com a ajuda da Encamina, um parceiro da Microsoft, e graças ao poder e à funcionalidade da nuvem Azure, a empresa desenvolveu uma aplicação robusta e melhorada para a gestão de Postos de Controlo Fronteiriço (BCP).
A Docks Logistics tem Postos de Controlo Fronteiriço na Península Ibérica, gerindo actualmente os PCF dos portos de Algeciras, Santa Cruz de Tenerife e Valência.
A empresa iniciou a sua digitalização em 2003, com a criação da primeira aplicação de gestão de PCF em Algeciras para integrar todos os intervenientes no processo de inspeção através da Web. Mas era necessário dar um passo em frente para melhorar as operações de gestão, criando uma solução que respondesse às necessidades actuais em termos de cibersegurança e com a escalabilidade necessária para suportar a expansão da empresa.
O grupo de trabalho criado para implementar o plano, composto por executivos da Divisão PCF da Docas, do Departamento de TI e da Encamina, optou pelas soluções Microsoft, com as quais já mantinham uma relação de longa data.
Hassan Ahmed, director da divisão PCF da Docks, afirma: “A Microsoft é nossa parceira há muitos anos em diferentes serviços: sistemas operativos para utilizadores e servidores, produtividade com o Microsoft 365, desenvolvimento em .Net, infraestrutura de nuvem Azure, etc. Ter um parceiro cuja actividade principal era cobrir estas necessidades com uma integração perfeita entre todos eles, acrescentando segurança e estabilidade, era fundamental para nós. Além disso, poder dispor de ferramentas de vanguarda como a Inteligência Artificial, garantindo a privacidade dos dados, foi outro factor-chave que tivemos em conta”.
Uma plataforma tecnológica para aumentar a produtividade em 30%.
O projecto envolveu a migração da sua infraestrutura on-premises para a nuvem da Microsoft e a criação de um novo software, o SISPOWEB (Sistema de Posicionamento Web), para a gestão da PCF. Este integra as operações diárias com o posicionamento dos contentores sob inspecção e serve também como ferramenta de informação para organizações, clientes e autoridades portuárias. A solução, escalável e robusta, proporciona uma maior fluidez e segurança dos dados e tem uma grande flexibilidade para gerir uma multiplicidade de utilizadores, controlando facilmente os picos e as baixas de tráfego.
A nova ferramenta não só gere os Postos de Controlo de Fronteiras, como também facilita o aumento do número de pedidos de inspecção, bem como a incorporação de novos GCP. Além disso, a empresa estima que, graças à eliminação de papel nos processos, à optimização na coordenação de recursos e à melhor capacidade de integração com outros sistemas, a produtividade aumentou em 30%.
Além disso, o salto para a nuvem também levou a uma racionalização dos recursos e a uma maior sustentabilidade em termos de TI, uma vez que as infra-estruturas mais modernas dos centros de dados da Microsoft incorporam mecanismos avançados de otimização que, juntamente com as economias de escala, permitem enormes poupanças de energia de até 93% e reduções de emissões de carbono de até 98% em comparação com as infra-estruturas tradicionais on-premises.
Laura Navarro, gestora do projecto de desenvolvimento da SISPOWEB, afirma: “Em termos técnicos, simplificámos a manutenção da infraestrutura, temos a capacidade de escalar recursos para nos adaptarmos à procura e aumentámos a segurança ao dispormos de todas as ferramentas de segurança no Microsoft Azure. Dispomos agora de melhores ferramentas de monitorização de aplicações, o que nos dá um melhor tempo de resposta e nos torna proactivos na resolução de quaisquer incidentes. Além disso, a utilização da IA na integração das facturas de compras reduziu as horas de trabalho do departamento administrativo”.
Todo o processo de migração e criação de um novo software de gestão proporcionou à Docks Logistics a disponibilidade de uma aplicação robusta na nuvem Microsoft Azure, com a melhor base de integrações e cibersegurança e, sobretudo, com possibilidades de melhorias futuras, como a inteligência artificial da Microsoft, que a empresa espera levar a outras áreas para melhorar tanto a produtividade do sistema como a experiência do utilizador.