ZKTeco vai inaugurar escritórios em Portugal este ano

Conteúdo Premium Controlo de Acessos Entrevistas Notícias

É um dos principais player mundiais nos segmentos de controlo de acessos e acessibilidades. A ZKTeco, empresa de origem asiática com 25 anos de actividade, aposta cada vez mais na descentralização da sua produção e desenvolvimento para outros países. Em Portugal, a empresa prepara-se para abrir escritórios em Lisboa, até ao final do ano. Justino Arvana, business development manager da empresa para Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, está na empresa desde Maio de 2022. O responsável esteve à conversa com a Security Magazine, e avançou que a empresa tem pretensões de investir fortemente na área de CCTV e ampliar a linha de vídeo porteiros em 2024.

Security Magazine – Qual o core business da ZKTeco, que este ano completa 25 anos de actividade?
Justino Arvana
– A ZKTeco nasceu na China, em 1998. No mercado ibérico surgiu em 2010, através de uma parceria com uma empresa em Espanha. Em 2011 foi criada a ZKTeco Europa e em Agosto de 2022, entrou em bolsa.
Hoje, a ZKTeco é a maior fabricante de soluções de controlo de acessos e assiduidades a nível mundial. É também a empresa no mundo com maior número de registo de patentes de módulos biométricos (reconhecimento facial e impressão digital), bem como de módulos relacionados com cartão (Mifare e RFID).

Onde se encontra a produção da ZKTeco?
Hoje, além da casa-mãe na China, onde se encontra 70% do fabrico e desenvolvimento de todas as soluções, conta com desenvolvimento e fabrico no Brasil, Estados Unidos, Vietname e India. Em Espanha tem apenas desenvolvimento.
A ZKTeco está, cada vez mais, a posicionar-se no fabrico e desenvolvimento, fora da China. Recordo que a empresa é 100% privada, não tendo qualquer origem de financiamento estatal.
A questão da descentralização dos mercados está relacionada com a posição de “empresa global” que a ZKTeco quer, cada vez mais, assumir.

Concretamente, que produtos têm em termos de controlo de acessos e assiduidades?
Ao nível das assiduidades, temos sistemas com cartões, impressão digital, reconhecimento facial e de palma da mão, – esta última é uma tecnologia única e exclusiva da ZKTeco. Em 2020, as soluções de reconhecimento facial e palma de mão alcançaram um desenvolvimento e procura mais acelerados devido à pandemia.
Uma solução de assiduidades, normalmente, envolve uma componente de hardware (leitor) e de software (que faz a gestão das assiduidades). No fundo, o nosso último software de assiduidades, Bio Time8, permite fazer quase tudo o que um departamento de Recursos Humanos necessita actualmente em termos de gestão de assiduidades, tendo também uma componente que permite a integração com qualquer tipo de sistemas de ERP.
Em relação a soluções de controlo de acessos, a ZKTeco dispõe de diversos tipos de leitores para porta, fechaduras de hotel, barreiras para parque de estacionamento, torniquetes, sistema de reconhecimento das matrículas, detectores de metais, videovigilância e sistemas de inspecção/ Raio-X
A ZKTeco tem sempre as componentes de hardware e software associadas. Destaco que é um fabricante muito reconhecido a nível mundial que permite a integração com soluções de terceiros, ou seja, abrimos os SDK e API dos nossos produtos.

Qual o peso de cada uma das áreas principais na vossa actividade?
O controlo de acessos representa 70% e as assiduidades 30%, isto porque a gama de acessos, em termos de hardware, é também mais abrangente. Por exemplo, um hotel pode ter as fechaduras dos quartos, barreiras no parque de estacionamento, um torniquete para uma área específica e leitores específicos para agregar a outras portas.

Portugal e Espanha eram abordados pela ZKTeco como um mercado ibérico. Com a sua entrada, em Maio de 2022, e do seu colega Noé Santos na área técnica, em Outubro, a empresa passou a olhar para Portugal de forma distinta. Como aconteceu esta mudança de posicionamento?
A ZKTeco Europa tem três departamentos de negócios – Iberia, Security e Integração. O departamento Iberia, onde Portugal está inserido, começou a ser trabalhado em 2010, tendo a sua sede em Madrid. Portugal, para já, pertence ao departamento Iberia, reportando a Espanha. No entanto, já existe, por parte dos nossos parceiros autorizados em Portugal, uma identificação de “ZKTeco Portugal”, a qual ficará mais presente com a abertura dos escritórios em Lisboa este ano. Essa aposta permitirá agregar mais uma pessoa à equipa. No prazo de um a dois anos haverá uma distinção entre países, estando a preparar-se tudo para que essa aposta seja concretizada.

Quais as mais-valia encontra nesta aposta?
Até Maio de 2022 todo o suporte comercial e técnico para Portugal era prestado através de Espanha, sendo a distância e a língua as maiores barreiras para um bom suporte geral.
Com esta aposta passámos a ter em Portugal um suporte comercial e técnico em português, o que contribuiu para mudar bastante a nossa actuação, nomeadamente ao nível da satisfação e perspectiva dos nossos parceiros.
Os nossos parceiros autorizados conheciam-nos como uma boa marca, em termos de robustez de produto. No entanto, faltava o suporte e presença para acompanhar fisicamente parceiros em reuniões e instalações. 2022 foi o reforçar dessa mudança para esses parceiros.

Essa aposta já se reflectiu em números?
Sim, já se está a reflectir. No primeiro semestre deste ano crescemos 31%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Temos uma previsão de fechar o ano com um crescimento de 20% a 23%. A crescermos assim, e com o conhecimento que tenho dos nossos concorrentes, iremos crescer mais do que todos eles.

O novo escritório possibilitará outro acompanhamento do ponto de vista da assistência técnica?
Destacaria desde logo um espaço dedicado para formações aos nossos parceiros autorizados, um Showroom ZKTeco e apoio em pequenas assistências técnicas (exemplo: substituir uma placa de um leitor). No entanto, tudo o que necessite de uma grande alteração ou retomas continuará a ser feito a partir de Espanha.

É um passo que cada vez mais fornecedores ao nível da segurança electrónica estão a dar…
Sim, quase todos os fabricantes ou faziam venda directa a partir da China ou começaram a ter pólos na Holanda ou Espanha, por exemplo. Portugal não era olhado dessa forma. No entanto, Portugal, à sua dimensão, é um mercado mais forte, fazendo o paralelo com alguns países na Europa, na venda de soluções de segurança electrónica à dimensão de escala. E essa é a realidade em várias áreas, desde o CCTV, controlo de acessos, intrusão e incêndio.

Que parceiros têm actualmente no mercado português em termos de distribuição e revenda?
Antes de mais, gostaria de referir que a ZKTeco não vende ao cliente final. Porém, acompanha as reuniões e projectos com o cliente final, bem como faz o levantamento de leads a clientes finais.
Em Portugal, temos três linhas de parceiros – distribuidores, revenda e alguns instaladores / integradores. Como distribuidores contamos com a Visiotech, Contera, IVV Automação e IBD Global e como revendedores contamos com a Dimep, ELO- Sistemas de Informação, Idonic, Ncontrol, Exportech, Feérica e Logicpulse.

Tem a previsão de contar com novos parceiros?
Ao nível de distribuição, os parceiros não irão alterar-se até 2024. Com os revendedores, muito possivelmente contaremos com uma ou duas entradas.

Quais os sectores de actividade com maior representatividade na vossa actividade?
Em termos de controlo de acessos, trabalhamos em qualquer área de actividade, desde hotéis a farmácias. Nas áreas mais específicas, como a gestão de parques de estacionamento, temos os centros comerciais e particulares. Nos torniquetes, saliento os edifícios públicos. Destaco que temos tido uma grande procura por parte de ginásios com soluções que incluem os torniquetes, com leitor de acessos, utilização de código QR e gestão de acessos.
Ao nível das assiduidades temos muitos projectos em fábricas, portagens e projectos de pequena e média dimensão. No fundo, são equipamentos que se enquadram em vários tipos de actividade.

Como está montada a vossa logística?
Como a sede da ZKTeco Europa está em Madrid é também lá que se encontra o centro logístico para toda a Europa. Ao nível da distribuição, todos os envios e encomendas partem de Madrid, com entregas a Portugal entre 24h e 48h, dependendo do volume da encomenda e da sua complexidade. Possivelmente, com a abertura dos escritórios em Portugal, teremos aqui um pequeno armazém.

Relativamente a novidades, em termos de novos produtos e soluções, o que destacaria?
O core business da ZKTeco é o controlo de acessos e assiduidades. Porém, além disso, tem uma linha de CCTV, com soluções IP, desde 2021/2022. Ainda não é realisticamente forte em CCTV IP, no entanto, tem a linha desenvolvida e fará grandes investimentos de várias dezenas de milhões de dólares nos próximos dois anos, de forma a colocar o CCTV ao nível de uma concorrência como a Hikvision ou a Dahua.
Acredito que entre três a cinco anos, a linha de gama de produto entre os três fabricantes vai ficar equivalente a 95%. Porém, uns serão sempre melhores numas coisas e outros noutras. Pelo know how que temos, mesmo com uma equivalência de soluções, seremos sempre melhores no controlo de acessos e assiduidades.
Destacaria ainda a linha de Vídeo Porteiros lançada em 2023 e que será ampliada em 2024.
Por fim, a ZKTeco está a desenvolver e aprimorar as duas linhas principais, nomeadamente ao nível da tecnologia de reconhecimento facial e de palma da mão, a qual será o futuro na parte dos sistemas de controlo de acessos e assiduidades.

Leia a nossa newsletter. Subscreva aqui.