Galiza tem drone com IA para identificar desaparecidos

Notícias

A UTE Aeromedia U.A.V, o Instituto Tecnológico da Galiza e a Indra desenvolveram uma solução baseada em veículos não tripulados e inteligência artificial que permite reduzir os tempos de busca de pessoas desaparecidas e que será incorporada aos serviços públicos da Galiza.

Chama-se DroneFinder e foi testado em diferentes cenários e casos de uso, tanto em zonas periurbanas como rurais e costeiras, com a colaboração da Agência Galega de Emergências e membros das forças e corpos de segurança do Estado e está completamente operacional.

O drone foi apresentado na feira SEDEXPO, que decorreu na Galiza, Espanha, no final do ano passado.

O equipamento visa melhorar a eficácia no processo ao actuar no menor tempo possível mediante o uso de drones e sistemas de geolocalização.

De acordo com dados da SOS Desaparecidos, 46% das pessoas com mais de 70 anos desaparecidas em Espanha sofrem da doença de Alzheimer. Em muitos casos, o resultado destas situações é fatal, apesar de a maioria dos falecidos se encontrar a apenas 3 ou 4 quilómetros da sua casa ou do local onde foram vistos pela última vez.

O objetivo final é localizar as pessoas em tempo recorde, uma vez que, para o sucesso deste tipo de operação, as primeiras 48 horas de busca são vitais, especialmente na procura de pessoas com défice cognitivo, doenças neurodegenerativas ou pessoas com deficiência.

A Indra que desenvolveu a aeronave OPV (Optional Piloted Vehicle) TARGUS no âmbito da “Iniciativa Civil UAVs” da Xunta de Galicia, fornecerá um centro de processamento de dados que funde toda a informação recolhida das diferentes fontes.

O Sistema de Gestão de Busca de Pessoas (SGBDP) centralizará e armazenará as entradas de dados dos diferentes sistemas e fornecerá aos utilizadores finais, serviços de emergência e polícia, uma interface a partir da qual poderão monitorizar em tempo real a captura destes dados, sendo também possível utilizá-los para reprodução posterior.

Além disso, permitirá ao 112 aceder às funcionalidades propostas em tempo real a partir de qualquer lugar onde exista uma ligação à Internet ou cobertura de telemóvel