Criminalidade organizada e incerteza geopolítica são ameaças em 2024

Notícias

A Prosegur Research identifica as interações entre factores geopolíticos, económicos, sociais, tecnológicos e ambientais que irão moldar o panorama da segurança durante este ano.

O estudo também se foca no mundo empresarial e apresenta uma análise pormenorizada da segurança nos vários setores de actividade, destacando como cada um enfrenta desafios e oportunidades únicos.

O aumento da criminalidade organizada, a incerteza geopolítica e as surpresas estratégicas são as principais ameaças à segurança para o ano de 2024. Estas são as conclusões do relatório “O Mundo em 2024”, da Prosegur Research, que analisa as tendências globais e os desafios emergentes que irão moldar o setor da segurança.

Com base num modelo consolidado ao longo de três anos, a empresa identificou cinco factores-chave para o futuro: geopolítico, económico, social, tecnológico e ambiental. Esta abordagem permitiu monitorizar e distinguir os riscos predominantes para este ano.

O aumento da criminalidade organizada é um desses riscos. Este factor alimenta o ecossistema da criminalidade convencional, que, através de diferentes tipologias como a fraude interna, a perda desconhecida ou o aumento das burlas, afeta particularmente as empresas.

Outra das ameaças destacadas é a incerteza geopolítica. Factores como a desinformação, os conflitos armados (com uma em cada seis pessoas afetadas a nível mundial em 2023, sendo a Ucrânia e Gaza os conflitos mais sangrentos), a mudança de papéis dos atores estratégicos mundiais (Norte-Sul) e as eleições em mais de 70 países, com mais de 4 mil milhões de pessoas chamadas a votar em 2024, os mais de 2,4 milhões de refugiados que terão de ser realojados (mais 20% do que em 2023), configuram um mundo em níveis máximos de incerteza e desordem, o que consolida o regresso da geopolítica aos conselhos de administração das empresas..

Por último, as surpresas estratégicas decorrentes do desenvolvimento tecnológico. Embora traga oportunidades de negócio e seja uma alavanca para a mudança social, o desenvolvimento tecnológico tem vindo a fazer com que, no contexto actual, tudo seja susceptível de ser utilizado como arma (everything-as-a-weapon): informação, dados pessoais, energia, chips, investimentos, gestão de fluxos migratórios, etc. A utilização maliciosa da IA, na chamada WIAponisation, também se está a revelar como uma das maiores ameaças nos próximos anos.

Em particular, o relatório destaca, no sector do retalho, os desafios relacionados com a criminalidade contra as empresas e a adaptação a um mercado digital em constante mudança.

A logística centra-se na gestão eficiente da cadeia de abastecimento, face às incertezas geopolíticas e aos fenómenos climáticos. O setor imobiliário sublinha a importância da segurança jurídica e da gestão dos riscos num ambiente cada vez mais urbanizado, enquanto as finanças e a energia são particularmente afetadas pela volatilidade económica, pela necessidade de adaptação tecnológica e pela gestão dos riscos associados a fenómenos meteorológicos extremos. A indústria no seu conjunto enfrenta o desafio de integrar os avanços tecnológicos, mantendo a segurança dos seus processos.