SST: Projecto espanhol desenvolve botas anti-fadiga

Notícias Produtos Segurança no Trabalho

A Universidade Miguel Hernández (UMH) de Elche, o Centro Tecnológico do Calçado (Inescop) e a empresa de calçado de segurança Panter estão a trabalhar num projecto pioneiro, em Espanha, centrado no desenvolvimento de calçado de intervenção inteligente utilizando tecnologias robóticas e inteligência artificial.

O projecto, após três anos de dedicação, culminou no desenvolvimento de botas que não só cumprem as normas de segurança, como também facilitam a mobilidade e reduzem significativamente a fadiga e o consumo de energia.

O projecto centra-se na criação de um exoesqueleto que se fixa eficazmente ao calçado profissional, facilitando a mobilidade e reduzindo a fadiga em ambientes exigentes e stressantes. Na logística, os exoesqueletos são já utilizados em diversas aplicações.

Em princípio, este desenvolvimento destina-se especialmente aos profissionais dos serviços de emergência e às equipas cujas profissões implicam longas horas de trabalho ou um elevado dispêndio de energia.

Os resultados dos testes laboratoriais confirmam uma redução do consumo de oxigénio entre 13% e 15% durante caminhadas exigentes com um peso de 15 kg.