ANEPC divulga avaliação nacional de risco

Emergências Estado Notícias

A actualização da Avaliação Nacional de Risco, aprovada recentemente pela Comissão Nacional de Protecção Civil, foi recentemente divulgada pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

Este documento, ao realizar a identificação e caracterização dos perigos de génese natural, tecnológica ou mista, suscetíveis de afetar o território de Portugal Continental, visa promover o acesso à informação sobre os riscos a que os cidadãos estão sujeitos, em cada área do território.

A Avaliação Nacional de Risco é, assim, uma ferramenta essencial para garantir o conhecimento acerca dos riscos que afectam o território, sensibilizando a população para a adoção de condutas de autoprotecção e contribuindo para a adopção de medidas de diminuição do risco de acidente grave ou catástrofe.

A Avaliação Nacional de Risco descreve, para cada risco, o processo de análise e os cenários utilizados, estando a metodologia de avaliação centrada na aferição da suscetibilidade, incluindo estimativa do grau de gravidade dos danos potenciais e da probabilidade de ocorrência do risco,
tendo em consideração, para os riscos aplicáveis, o impacto das alterações climáticas e os cenários daí decorrentes, com indicação das tendências para agravamento ou atenuação dos riscos (Capítulo 4). Paralelamente, a Avaliação Nacional de Risco hierarquiza os riscos existentes no território (Capítulo 5) e indica estratégias que concorram para realizar o objectivo
de mitigação dos riscos (Capítulo 6).

A Avaliação Nacional de Risco foi inicialmente produzida em 2014 com base nos trabalhos anteriormente desenvolvidos para dois instrumentos fundamentais: o Plano Nacional de Emergência de Protecção Civil (PNEPC) e a Estratégia Nacional para Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC). No caso específico da avaliação do risco de incêndio rural, foi também utilizada informação do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.