Cidade italiana de Pavia investe em tecnologia de vídeovigilância

Notícias Videovigilância

A cidade italiana de Pavia não é apenas uma das mais antigas, mas também uma das mais belas cidades da Lombardia. Situada a cerca de 35 quilómetros a sul de Milão, a localização pitoresca de Pavia nas margens do rio Ticino, o seu centro histórico com as suas muitas ruas estreitas e as suas importantes igrejas e edifícios atraem todos os anos muitos viajantes de todo o mundo.

O coração da cidade bate na Piazza della Vittoria, não muito longe da catedral: os habitantes locais e os turistas encontram-se para tomar um café na bela praça comprida e, à noite, é um local vibrante para a vida nocturna e para eventos.

Mas, tal como muitas outras cidades, Pavia também se debate com o lado mais negro de uma praça tão animada. Têm-se registado incidentes de vandalismo e crime. “Infelizmente, tem havido cada vez mais problemas com pessoas que se comportam mal e não cumprem as regras”, explica Pietro Trivi, conselheiro para a segurança.

No passado, a cidade tentou controlar a situação com um grande número de câmaras convencionais de sensor único. Mas a qualidade da imagem não era suficientemente boa para reconhecer ou mesmo identificar pessoas. Por isso, os responsáveis pela segurança procuraram uma nova solução – e encontraram-na na tecnologia de sensores multifocais da Dallmeier.

A Dallmeier Italia, juntamente com o seu parceiro Enet Solutions, efectuou uma demonstração no local que foi imediatamente convincente. “A qualidade da imagem em toda a área foi simplesmente impressionante”, disse Luca Ceriani, Diretor de Vendas da Enet Solutions. Entretanto, as muitas câmaras de sensor único foram substituídas por apenas duas câmaras multifocais Panomera.

Estas câmaras têm vários sensores com diferentes distâncias focais são combinados num único sistema. Enquanto nas câmaras convencionais a resolução da imagem diminui em direcção ao fundo da imagem, a série Panomera, ao combinar sensores e lentes com diferentes distâncias focais, capta sempre uma área muito grande com a resolução mínima definida com precisão no planeamento.

As duas câmaras Panomera foram instaladas em dois lados opostos da Piazza della Vittoria. Desta forma, a polícia, no seu quartel-general, onde o sistema de vídeo está a funcionar, pode estar sempre atenta à situação na movimentada praça.

Flaviano Crocco, comandante da polícia local, está satisfeito: “As duas câmaras fornecem imagens de alta resolução a qualquer hora do dia ou da noite. No caso de uma investigação ou da apresentação de provas em tribunal, isto garante a identificação clara de possíveis autores. Além disso, o sistema é muito mais fácil e menos complicado de operar do que anteriormente”.

Na prática, a tecnologia de sensores multifocais oferece muitas vantagens. Para o utilizador, para os cidadãos e turistas e para a cidade no seu todo, como explica Daniele Sisinio, Diretor da Dallmeier Italia: “A polícia tem sempre uma visão global de toda a praça e, ao mesmo tempo, podem ser visualizadas várias vistas de pormenor em alta resolução. Os zooms de pormenor podem ser facilmente abertos com um clique do rato na imagem global como câmaras PTZ “virtuais” – tanto em directo como em gravação. Isto significa que qualquer número de operadores pode ver as filmagens ao mesmo tempo. E tudo é sempre registado com a resolução mais elevada. Isto significa que os incidentes podem ser rastreados e reconstruídos para utilização em tribunal, e os autores podem ser identificados.”

Para além de uma operação mais fácil de utilizar e de uma melhor visão geral, a nova solução é também mais económica: com apenas duas câmaras em vez de dez, os custos operacionais e de infraestrutura são significativamente mais baixos.